Nota pública

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Sergipe, por sua Diretoria e Conselho Estadual, vem a público registrar a sua mais profunda consternação pela tragédia ocorrida ontem com o rompimento da barragem da empresa Vale em Brumadinho, Minas Gerais.

A tragédia de ontem é uma repetição da ocorrida há 3 anos em outra barragem da Vale, localizada em Mariana/MG, episódio que ceifou vidas com a devastação ambiental sem precedentes.

Acontecimentos dessa natureza não são coincidência e caracterizam descaso na operacionalização e na fiscalização de atividade de significativo impacto ambiental.

Não se pode aceitar que as atividades econômicas tenham como objetivo único a obtenção de lucros, em detrimento da vida e do meio ambiente.

A OAB/SE, ao tempo em que exige que sejam apuradas as causas dessa gravíssima tragédia, com a devida punição dos seus responsáveis, no âmbito penal, civil e administrativo, informa que adotará campanhas de solidariedade à família das vítimas.

Inácio José Krauss de Menezes
Presidente da OAB/SE