Comissão de Direitos Humanos apoia ‘Pacto pela paz nos estádios’

A paz entre os torcedores locais é salutar para tornar os estádios um ambiente familiar. A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe, através da sua Comissão de Direitos Humanos, participou, nesta terça-feira, 29, de uma reunião entre as torcidas dos times de Sergipe e Confiança, representantes da Federação Sergipana de Futebol, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro e Guarda Municipal. A reunião ocorreu na Federação Sergipana de Futebol, localizada no estádio do Batistão.

Robson Barros, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, parabeniza a iniciativa louvável das torcidas de provocar a Comissão para atuar nessa discussão pré-clássico, no intuito de demonstrar para a sociedade que o desejo dos torcedores é fazer uma festa bonita, civilizada e própria para um ambiente de diversão.

“A nossa intenção é mostrar para a sociedade que as duas torcidas querem civilidade nos jogos, celebrando nessa reunião um pacto pela paz nos estádios, com a participação louvável das duas torcidas e a participação preventiva dos órgãos municipais e estaduais de segurança”, afirma Robson.

Wesley Santana, membro da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/SE, também valida a importância do entendimento entre as torcidas, mediado pela OAB. “O encontro de hoje com a participação efetiva da OAB/SE representa um marco, um compromisso assumido envolvendo a Comissão de Direito Humanos da OAB/SE em conjunto com a segurança pública do Estado e as torcidas. É a garantia de entretenimento pacífico e harmonioso entre todos os cidadãos que prestigiam o esporte e que vão aos estádios com o intuito de prestigiar um belo espetáculo de futebol”, destaca Wesley.

Além da OAB, de representantes da Trovão Azul e da Esquadrão Colorado e da equipe da Federação, também participaram de forma preventiva a Guarda Municipal de Aracaju, a Polícia Militar Estadual e o Corpo de Bombeiros do estado.

Felipe Fernando, membro da Trovão Azul, torcida do Confiança, pede por fiscalização da equipe de segurança, para que não haja mal entendido na culpabilização das infrações nas partidas.

“É importante que as pessoas não cometam vandalismo na rua, não quebrem o patrimônio público, que fica até mal para gente mesmo”, explica Felipe.

Já Márcio Alexandre, representante da torcida do Sergipe, a Esquadrão Colorado, corrobora pela colaboração: “O propósito é fazer um acompanhamento de todos que vão para o estádio, no desejo de fazer a festa. Nós pretendemos manter esse tipo de comportamento sempre, em todos os jogos que tiver. Informar as autoridades para poder limpar essa visão negativa da torcida organizada”.

Clássico Sergipe X Confiança

No próximo domingo, 03, acontecerá o clássico confronto entre os times Sergipe e Confiança, pela Copa do Nordeste de futebol. A referida reunião teve como principal objetivo, portanto, a pacificação e a organização para que o fluxo de torcedores ocorra com a maior segurança e deleite possível.

José Moura Neto, coronel da Polícia Militar Estadual de Sergipe, explana sobre a valia de se reunir no mesmo ambiente as duas torcidas de dois grandes clubes do estado, reforçando que a disputa esportiva é natural entre os times e que não significa a intenção de inimizade. “A Polícia Militar vem juntamente com a Federação, a OAB e as torcidas tentar minimizar os possíveis conflitos na hora dos jogos, que não é interessante para ambas as torcidas e nem para a polícia militar”.

Algumas das medidas discutidas foi a precaução relacionada a fogos de artifícios – que só podem ser usufruídos com a presença de um funcionário especializado do corpo de bombeiros e a certa distância do agrupamento de pessoas; a proibição da utilização de latas nos eventos – que continuam a ser vendidas nos estádios; e a escolta da polícia militas às duas torcidas.

Outro ponto recomendado foi a chegada mais cedo ao estádio, promovendo a segurança e o conforto do público do jogo e evitando a aglomeração nas entradas. Os portões do estádio estarão abertos a partir das 14h30 para proporcionar o acesso mais tranquilo aos torcedores.

“A importância do debate foi determinar metas para as equipes e para os órgãos de segurança. Como no primeiro clássico, nós tivemos uma reunião antes do jogo e este ocorreu na sua normalidade, então fizemos uma nova reunião para que tenhamos sucesso nesse próximo”, destaca Gleyson Prado, Diretor de Competições da Federação Sergipana de Futebol.