Em Brasília, é empossado inédito Conselho Federal paritário da OAB/SE

Concretizou-se nesta sexta-feira, 01, um grande avanço em busca da ruptura do “teto de vidro” (a barreira invisível que impede que mulheres alcancem posições de liderança). Foi empossado, em Brasília, o inédito Conselho Federal paritário da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, composto por 3 conselheiras e 3 conselheiros – titulares e suplentes.

Assim como no Conselho Seccional, advogados e advogadas ocupam paritariamente o número de vagas. O fato é inédito e significativo para a concreta participação feminina nos espaços de poder e decisão. São conselheiros titulares, Adélia Pessoa, Maurício Gentil e Paulo Ralin. São suplentes, Tatiane Gonçalves Goldhar, Glícia Salmeron de Miranda e Vitor Lisboa Oliveira.

“Ao tomar posse, reafirmo o nosso compromisso na defesa do Estado de Direito. Não um Estado de Direito formal, mas sim um Estado de Direito material que assegure efetivamente a dignidade humana, a equidade, os direitos sociais e que promova o bem de todos, sem preconceitos de origem, gênero e quaisquer outras formas de discriminação”, afirma Adélia.

“Se, na época da Constituinte, quando tive a oportunidade de integrar o Conselho Federal da OAB, a luta voltava-se para reconhecimento expresso da igualdade entre homens e mulheres na Constituição, hoje a nossa pauta é outra: a igualdade há de ser construída e concretizada no viver social”, pondera a conselheira federal e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

O conselheiro federal, Maurício Gentil, foi empossado para atuar em mais um triênio. Nos anos de 2016 a 2018, representou o Estado na OAB Nacional e esteve à frente das principais discussões relativas à advocacia e à sociedade. Em sua avaliação, tendo em vista a atual conjuntura política, econômica e ética no país, os desafios serão ainda maiores.

“Sou empossado para mais um mandato com a missão de bem representar a advocacia sergipana no cenário nacional, em uma conjuntura de tanta adversidade, a exigir de nós a defesa incansável das garantias de liberdade e do devido processo legal, da justiça social e da democracia, tão ameaçadas fortemente nesse contexto de crise econômica, social e política que vivemos”.

Paulo Ralin também atuará por mais três anos como conselheiro federal. “Estou muito lisonjeado com a posse para mais um mandato. Minha missão é continuar representando a advocacia do Estado da melhor forma, lutando pelas garantias de liberdade, justiça social e pela nossa democracia, pois estamos vivendo um momento conturbado em nosso país e a OAB tem papel fundamental nesse processo”, considera Ralin.

A posse foi prestigiada pelo presidente da OAB/SE, Inácio Krauss. Na ocasião, Inácio recebeu, das mãos do presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, a carteira de presidente da seccional.