Novas tecnologias aplicadas do Direito são foco do debate no I Simpósio de Direito Digital, Inovação e Tecnologia da OAB/SE

Neste sábado, 9 de fevereiro, foi realizado o I Simpósio de Direito Digital, Inovação e Tecnologia de Sergipe. O evento é uma iniciativa da Comissão de Direito Digital, Inovação e Tecnologia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) e da Escola Superior da Advocacia (ESA) e trouxe palestras sobre as novas tecnologias e o mundo digital, a fim de capacitar melhor a advocacia.

A abertura do Simpósio contou com a presença da presidente em exercício da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, que reforçou a importância de debater essas temáticas nos dias atuais. “A gente sabe que a tecnologia tem passado por grandes transformações e hoje em dia vivemos numa era em que o Direito Digital está em destaque”, explica a presidente. “Por conta disso, a OAB/SE tem apostado em iniciativas como esse Simpósio para trazer aos advogados essas discussões tão relevantes nos dias atuais”.

Já a presidente da Comissão de Direito Digital, Inovação e Tecnologia, Milla Cerqueira, destaca que, infelizmente, esse ainda é um tema um pouco negligenciado. No entanto, ela afirma o compromisso da Comissão de promover ações como essa de agora em diante. Milla explica ainda que, nos dias atuais, existe “a necessidade de debater as regras da internet e as provas digitais. Além disso, os profissionais devem saber como utilizar de maneira positiva as novas ferramentas e inovações tecnológicas a favor da profissão”.

Temática atual e multidisciplinar

Apesar de ser um evento voltado prioritariamente para o público da Advocacia, o diálogo com as outras áreas do conhecimento é constante. Isso é reforçado, por exemplo, na presença de especialistas que não são da área do Direito. É o caso dos professores Adolfo Guimarães e Fábio Santos, ambos do Departamento de Computação da Universidade Tiradentes (Unit). Durante a sua palestra, eles falaram sobre a Internet das Coisas e a Inteligência artificial, ressaltando a necessidade iminente de debater essas temáticas.

“A gente sempre teve o contato com a inteligência artificial na Universidade, mas acho que eventos como esse possibilitam trazer essa discussão natural na Academia para a sociedade como um todo”, explica Adolfo. “Hoje em dia isso é cada vez mais importante, pois é algo que estamos vivenciando no nosso dia a dia, então ter debater é importante para desmistificar e democratizar o conhecimento para todos”, finaliza.

Fábio complementa a importância do tema acrescentando: “Tanto a internet das coisas quanto a inteligência artificial vêm modificando as interações sociais e com isso surgem questões, éticas, legais, de segurança das informações. Então é importante que a área jurídica esteja a par dessas alterações e que entenda de que forma ela pode atuar para ajudar a sociedade nesse sentido”, explica.

A importância da atualização constante

O Simpósio, que aconteceu durante todo o dia, foi realizado no Plenário da sede da OAB/SE e foi um sucesso de público. Entre os participantes, várias pessoas destacaram a necessidade de participar de eventos buscando uma atualização constante. Esse é o caso, por exemplo, do advogado Guilherme Teles, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/SE. Segundo ele, “estamos falando de futuro, mas ao mesmo tempo é um futuro que já é a nossa realidade. Assim, não temos como fugir desses temas, que são importantes para a nossa atuação profissional como advogados”.

Esse pensamento também é compartilhado pela estudante do curso de Direito Rebecca Rodrigues Rebouças. Ela está concluindo a sua graduação e conta que o Direito Digital é uma das suas áreas de interesse. Para ela, “a gente tem sempre que se especializar. A tecnologia está aí na porta e precisamos nos atualizar para não ficarmos para trás”.