Mulher: Cuide-se! é realizado com sucesso na Regional Lagarto

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) e da Escola Superior de Advocacia (ESA) realizou nessa quinta-feira, 14, na sede da Comissão Regional de Lagarto e Região Centro Sul, o evento Mulher: Cuide-se! que tem o objetivo de homenagear o mês da mulher.

Lagarto foi a primeira regional a receber o evento, após o lançamento realizado em Aracaju no último dia 8 de março, data em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher. O fim de tarde das advogadas que participaram do evento na Regional de Lagarto foi de muita descontração e aprendizado.

A programação contou com palestra sobre o tema “Detox emocional”, com a psicóloga Luzy Catia Santos de Jesus; com uma Roda de Conversa sobre o tema “A importância da Alimentação Saudável e suas implicações na atividade laboral”, com a nutricionista Márcia Amélia Cerqueira; e com um curso de automaquiagem , com a maquiadora Camila Dantas. Além disso, também foram ofertadas sessões de massagens corporais e esfoliação das mãos e pés.

Autocuidado

A representante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Regional Lagarto, Viviane de Oliveira Domingos, disse que o evento Mulher: Cuide-se! é de suma importância para as mulheres. “As mulheres precisam ver que além da casa, da família e do trabalho é preciso que ela também volte para si esse cuidado”, afirmou.

Segundo Viviane, foi exatamente pensando nesse autocuidado, saúde e bem-estar que o evento foi organizado. “Trouxemos uma psicóloga que nos ensinou a fazer um detox emocional e a aliviar essa carga que recebemos no dia a dia. Também disponibilizamos um curso de automaquiagem porque precisamos cuidar da aparência. A programação foi toda com base no tema e o evento significou um presente para todas nós”, ressaltou.

A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, Hermosa Maria Soares França, ressaltou a integração dos vários setores da OAB para a realização do evento. “É o sistema OAB trabalhando em prol da mulher advogada sergipana”, enfatizou.

Respeito

Hermosa destacou também a importância da sororidade entre as mulheres. “Estamos passando por um momento difícil, as mulheres estão sendo desrespeitadas e nós temos que ter sororidade entre nós, respeito, segurança e confiança para que continuemos a nossa batalha”, disse.

A secretária-geral adjunta, Andrea Leite de Souza, que representou o presidente da OAB, Inácio Krauss no evento, destacou que a importância da mulher é uma pauta que não pode morrer nunca, sobretudo no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. “A OAB sempre vigilante das causas sociais não podia deixar de trazer temas que são relevantes para a mulher, relacionados à sua saúde, ao seu trabalho”, afirmou.

Andrea ressaltou o papel da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e também a iniciativa de realizar esse evento. “Nossa vontade, e graças a Deus nós estamos conseguindo, é concretizar esse sonho de levar para todas as regionais o trabalho de celebração do Dia da Mulher e de conscientização do papel da mulher na sociedade. Essa é uma responsabilidade da Comissão que tem todo o apoio da Diretoria da OAB”, disse.

Valorização

O presidente interino da Regional Lagarto, Alexandro Nascimento Conceição, disse que o Mulher: Cuide-se! é de suma importância porque é uma maneira de valorizar a mulher advogada que mora e atua no interior. “A OAB com a sua política de descentralização promove esse evento para que a mulher advogada interiorana também se sinta abraçada pela instituição como um todo”, afirmou.

A advogada Catarina Tavares Cunha Belém, que representou no evento a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Adélia Moreira Pessoa, disse que o Mulher: Cuide-se! é de suma importância para as mulheres advogadas. “As mulheres precisam cuidar-se para desempenhar o seu trabalho da melhor forma possível. A advocacia exige muito preparo físico e mental. A conscientização do bem-estar e da saúde é importantíssimo para a mulher na sua luta diária”, frisou.

A advogada Ellen Gleice, que mora e atua em Lagarto, disse que achou o evento espetacular. Ela afirmou que achou relevante todos os incentivos passados durante as palestras, em especial a do detox emocional. “Parabéns aos organizadores do evento, foi um belo incentivo para aflorar ainda mais o nosso lado feminino”, ressaltou.

Confira as datas do evento “Mulher: Cuide-Se!” nas Regionais da OAB/SE:

Itabaiana, dia 21/03;

Propriá, dia 26/03;

Estância, dia 27/3;

Nossa Senhora da Glória, dia 28/3