Regional Itabaiana sedia 1º Simpósio de Direito Animal

No próximo dia 15 de abril, das 8h às 18h, será realizado no auditório da Regional Itabaiana da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), o 1º Simpósio de Direito Animal, com o tema central “A importância da proteção animal como efetivação do direito ao meio ambiente saudável e equilibrado”. O evento é uma realização da OAB, por meio da Comissão de Defesa de Direito dos Animais, e da ONG Educação e Legislação Animal (Elan).

O Simpósio terá como palestrantes o advogado Leonne Santos, que realizará palestra sobre o tema “Legislação Federal, Estadual e Municipal: Direitos e deveres”; a presidente da Elan, Nazaré Moraes, que abordará o tema “Políticas públicas para animais: Prevenção em saúde e segurança públicas. O protocolo necessário”; o adestrador Carlos Ákila, que falará sobre “Técnicas de captura e adestramento ético”; a médica veterinária, Leyla Paixão, que abordará o tema “Resolução 1.236 de 26 de outubro de 2018 do CFMV: O papel do veterinário na constatação do abuso e dos maus-tratos praticados contra animais”; e Silfarney Tadeu, que palestrará sobre o tema “O cão como auxiliar de serviços de segurança pública”.

De acordo com a presidente da Comissão de Defesa de Direito dos Animais, Danielle dos Santos Ferreira, o 1º Simpósio de Direito Animal de Itabaiana é um evento inédito no município. Segundo ela, a iniciativa tem o objetivo de promover o debate e a conscientização dos agentes públicos a respeito da importância da proteção animal como efetivação do direito ao meio ambiente saudável e equilibrado.

“A Comissão de Defesa de Direito dos Animais da OAB entende como urgente a necessidade de discutir essa pauta uma vez que esse setor da sociedade desempenha um importante papel no combate aos maus-tratos aos animais. Discutir a legislação, políticas públicas para os animais, a constatação do abuso e maus-tratos dentre outros temas é de fundamental importância nos dias atuais. Será um evento enriquecedor tanto para os agentes públicos, bem como para a proteção animal e a sociedade”, ressaltou Danielle.