Representantes da OAB participam de palestra com conselheira do CNJ no TRT20

Na manhã desta sexta-feira, 22, foi realizada na Sala de Sessões/Tribunal Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), uma palestra com a conselheira do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), Maria Tereza Uille Gomes, em parceria da juíza auxiliar da presidência do CNJ, Flávia Moreira Guimarães Pessoa sobre o tema “A inserção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Pauta do Poder Judiciário”.

O evento, que teve como objetivo discutir de que maneira o Judiciário poderá participar desse tema, criando indicadores próprios e ouvindo os que estão tratando dessa agenda, contou com a participação de representantes de duas comissões da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB), o presidente da Comissão de Direito Socioambiental, Honey Gama Oliveira e a presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Ambiental, Robéria Silva.

Honey Gama Oliveira parabenizou a iniciativa do CNJ e do TRT20 em abordar tema tão importante e inovador para a sociedade brasileira e mundial. “O evento abordou a importância da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento humano. O estudo e elaboração desses 17 objetivos mostram, sobretudo, a importância da interação entre as comissões temáticas da OAB e a interação da OAB com as mais diversas instituições para que se tenha eficiência no alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável”, salientou

Honey enfatizou ainda a importância da realização do evento no Dia Mundial da Água, relevando a preocupação com a sustentabilidade, o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, social e a preservação do meio ambiente.

De acordo com Robéria o evento foi importante para compreender o formato em que o CNJ tem adotado para implementar no judiciário os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Ainda que sejam dezessete objetivos envolvendo temáticas diversificadas, a agenda da ONU definiu como prazo final para que todos os países os alcancem, o ano de 2030, e especialmente a OAB já tem trabalhado de forma expressiva com o ODS- 5, cujo objetivo é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, explicou a Presidente da Comissão Direito Urbanístico e Ambiental. Participaram ainda do evento o membro da Comissão de Direito Urbanístico e Ambiental, Ulisses Gomes, e a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Adélia Moreira Pessoa.