Comissões atuantes: reuniões entre integrantes definem diretrizes para atuação

As comissões da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, empossadas para 2019/2021, já estão definindo suas diretrizes de atuação. Os grupos são órgãos auxiliares à diretoria e ao Conselho Seccional da OAB no cumprimento das finalidades institucionais da entidade.

Nesta semana, quatro desses órgãos estiveram reunidos pela primeira vez com o propósito de deliberar as metas para o triênio. O aprimoramento do conhecimento jurídico do Estado e o estudo de assuntos pertinentes à advocacia ou à sociedade são algumas das propostas.

Além de disseminar conhecimentos sobre a área através de fóruns e palestras por regiões do Estado, a Comissão de Direito Imobiliário da OAB/SE pretende propor provimentos que facilitem o exercício da advocacia – relativos, por exemplo, a normas registrais, cartoriais, etc.

Presidente do grupo pelo terceiro triênio, Pedro Celestino, afirma que o sentimento é de gratidão e expectativa positiva. “Agradeço pela confiança da gestão. É uma grande responsabilidade continuar esse trabalho, elevando o Direito Imobiliário em Sergipe”.

A realização de eventos também será uma das formas de atuação da Comissão de Direito Privado e Empreendedorismo Jurídico. Segundo o presidente do órgão, Thiago Noronha, o intuito é, sobretudo, difundir e desmistificar para classe o conceito do empreendedorismo.

“A gente pretende realizar um evento em breve sobre as sociedades de advocacia. A nossa perspectiva é trabalhar diversos temas durante o triênio, promovendo a disseminação do conceito de empreendedorismo aos advogados e advogadas do Estado”, afirmou.

Promover diálogo e aproximação entre a OAB e os estudantes de Direito é uma das principais missões da Comissão de Acadêmicos de Direito da entidade. “Já definimos as metas para o desenvolvimento de nossas atividades”, conta o presidente da Comissão, Caio Bispo Santiago.

“A importância de aproximação com as demais comissões, a promoção de eventos e as ações práticas foram os pontos mais debatidos entre os membros. As expectativas dos integrantes perante a Comissão são altas”, concluiu Caio.

A Comissão de Combate ao Aviltamento de Honorários Advocatícios também já definiu suas medidas, além de atribuir missões para os integrantes, discutir o regimento interno da Comissão, definir a realização de uma campanha contra honorários aviltantes, etc.

“Estamos à frente de um desafio grande. Somos uma Comissão nova, destacada da Comissão de Defesa das Prerrogativas. O nosso objetivo é trabalhar (em viés preventivo e interventivo) da melhor forma possível em prol de toda a advocacia”, afirma o presidente, Cândido Dortas.