Mulher: Cuide-se! é concluído com sucesso

A semana foi de confraternização e de muitas informações sobre autocuidado, saúde e bem-estar nas três últimas Regionais pelas quais o projeto Mulher: Cuide-se!  passou. As advogadas das Regionais de Propriá, Estância e Nossa Senhora da Glória foram contempladas com as ações do projeto, que ocorreram nas cinco regionais. O evento foi uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) e Escola Superior de Advocacia (ESA), com o apoio do Conselho Estadual da Jovem Advocacia.

Nesta semana, a primeira Regional a receber o Mulher: Cuide-se! foi Propriá. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores da cidade, no último dia 26. As mulheres advogadas, parlamentares e os convidados assistiram a palestras com o dentista Jânio Nascimento, que falou sobre saúde bucal; com o psicólogo Alberto Barreto, que abordou a questão do feminicídio; e com Bruna Menezes Carmo, conselheira da seccional e 1ª secretária da CDDM, que falou sobre a luta feminista. Além disso, também contaram com serviços de massoterapia, medição de glicemia e aferição de pressão.

O presidente da Comissão Regional OAB Propriá e Região Ribeirinha, Túlyo Guimarães Lemos Ferreira ressaltou a importância da realização do evento. “Sergipe está entre os 10 Estados mais violentos em relação à mulher e Propriá é uma das cidades mais violentas de Sergipe, então esse evento que promove essa luta pelos direitos da mulher, pela igualdade social, é muito importante, porque promove a conscientização da sociedade, a luta em defesa dos direitos e fortalece a luta feminina pela igualdade”, afirmou.

Fortalecimento feminino

Túlyo destacou ainda a nova roupagem dada ao evento em comemoração ao mês da mulher. “Esse ano o evento trouxe uma roupagem diferente voltada para os cuidados com a mulher, cuidados que certamente enaltecem o feminino e eleva a autoestima para que as mulheres possam continuar lutando em prol dos seus direitos”, disse.

A conselheira da seccional e 1ª secretária da CDDM, Bruna Menezes Carmo, afirmou que o evento tem como proposta o autocuidado para a promoção do fortalecimento feminino, o fortalecimento na luta pelos direitos e contra os retrocessos. “Estamos vivendo tempos difíceis então é necessário fazer essa reflexão sobre tudo o que já conquistamos enquanto mulheres e em relação aos riscos que estão aí sobre as perdas de direitos. Para ir à luta é necessário que a gente tenha o fortalecimento individual e coletivo”, enfatizou.

A representante da CDDM na Regional Propriá, Liane da Rocha Santos, disse que o evento foi uma oportunidade para as mulheres se cuidarem, se valorizarem e saberem que são lindas do jeito que são.

Para Laís Salgado Gomes, membro da CDDM da OAB, o Mulher: Cuide-se! é mais do que um evento para comemorar o mês das mulheres. “É na verdade um evento de luta, de reconhecimento, um momento de unir as mulheres contra toda a conjuntura machista que até hoje existe. Não é um mês de dar flores, de pedir desculpas, é mais do que isso, é uma reflexão para que as posturas sejam mudadas e os resultados sejam efetivamente conquistados”.

Regional Estância

Na Regional OAB Estância e Região Sul o Mulher Cuide-se! aconteceu no dia 27, no auditório da Universidade Tiradentes (Unit) e contou com a participação de advogadas, autoridades e convidados.

A programação do evento foi bastante diversificada com palestras da delegada Clarissa Lobo sobre Empoderamento Feminino e da conselheira da seccional e 1ª secretária da CDDM, Bruna Menezes Carmo sobre Feminismo, com apresentação do Coral Feminino da Igreja Vida Restaurada, e com a apresentação da poetisa estanciana Nadir Cristina Lima.

O presidente da Comissão Regional OAB Estância e Região Sul, Marcos Vinícius Mota Silva, destacou que o Mulher: Cuide-se! evidencia a forma como a OAB está se inserindo cada vez mais nas questões sociais. “A OAB como instituição de vanguarda, como defensora dos direitos sociais e dos direitos humanos por meio desses eventos promove efetivamente um encontro entre a instituição e a sociedade para tratar de temas tão relevantes como o protagonismo feminino”, afirmou.

Interiorização

A interiorização das ações e projetos por parte da atual gestão da OAB também foi salientada pelo presidente da Regional Estância. “Essa é uma política que veio da gestão anterior e que tem cada vez mais se acentuado por meio do presidente Inácio Krauss, evidencia a preocupação dele em fazer com que a OAB funcione em todo o território do Estado de Sergipe e não apenas na capital, tanto é assim que os eventos são espelhos dos que acontecem em Aracaju, sem nenhuma diferença, com a mesma estruturação. Isso evidencia a valorização da advocacia do interior”, salientou.

Em relação aos índices de violência contra a mulher, Marcos Vinícius afirmou que Estância ostenta os piores índices de violência doméstica, em termos proporcionais do Estado de Sergipe. “Aqui é onde mais as mulheres são agredidas, é a cidade mais violenta do Estado de Sergipe para a mulher viver, e eventos como esses trazem para o centro do debate os meios para fazer esse enfrentamento. Por isso nós não fizemos um evento para dentro da advocacia, mas a advocacia para a sociedade com a participação do povo”, enfatizou.

A representante da CDDM na Regional Estância, Josefa Guadalupe Machado Soares, disse que o evento Mulher: Cuide-se! foi um momento importantíssimo para celebrar as conquistas de todas as mulheres, homenagear e também ratificar que a luta para combater todo tipo de violência contra a mulher deve continuar e deve ser uma parceria entre homens e mulheres porque a luta é de todos”, ressaltou.

Regional Glória

O Mulher: Cuide-se! realizado na Regional Nossa Senhora da Glória fechou o ciclo das comemorações do mês da mulher. O evento foi realizado na Câmara Dirigentes Lojistas (CDL), na quinta-feira, 28. A programação contou com a palestra da psicóloga Débora Catarine Feitosa Santana sobre “Saúde mental na atenção à mulher” e da fisioterapeuta Priscila Reis, que falou sobre “A efetividade das terapias alternativas nos sintomas físicos e psíquicos causados pela TPM e menopausa na mulher”, também houve apresentação de dança da Academia Entreolhares, participação do Clube Leia Mulheres Glória/SE, e a parte de autocuidados com sessões de massoterapia.

O presidente da Comissão Regional OAB Nossa Senhora da Glória e Região do Sertão de Sergipe, Edson Alexandre da Silva, disse que a OAB trouxe através do evento, perspectivas e reflexões através das profissionais Débora Feitosa, Priscila Reis, e da educadora física, bailarina e coreógrafa, Lizze Melo. “Assim, a Regional do Sertão cumpre sua missão dentro do programa Mulher: Cuide-se! A propósito, a mensagem deixada pela Conselheira Federal e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher OAB, Adélia Moreira Pessoa é contemporânea e nos convida a valorizar a esposa, a amiga, a irmã, a mãe, a mulher”, ressaltou.

De acordo com a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB, Adélia Moreira Pessoa, o trabalho feito pela OAB por meio do Mulher: Cuide-se! é para que a mulher olhe para si mesma. “É preciso aproveitar março não como um mês de flores, o 8 de Março foi estabelecido para nós termos um recontar da história das mulheres. Precisamos rever as nossas posições, os nossos pensamentos e o nosso modo de agir. Nós temos um trabalho de desconstruir esses velhos paradigmas, esses velhos valores que não estão mais condizentes com o século XXI, então precisamos sim de homens e mulheres juntos para trabalharmos por um mundo melhor, e esse mundo melhor passa pela equidade de gênero”, afirma.

A representante da CDDM da Regional Glória, Anne Caroline Menezes de Azevedo Torre, também destacou a importância do Mulher: Cuide-se! Segundo ela, o evento conseguiu reunir profissionais da advocacia e de outras áreas, como da saúde mental, da saúde física que trouxeram um complemento de informação, de auxílio para a mulher, em defesa dos direitos e dos cuidados pessoais que ela pode ter. “Este ano o tema do mês da mulher foi bem forte, direto, com uma exclamação, representando um imperativo mesmo de que a mulher deve se cuidar, deve estar sempre atenta aos cuidados dela”, disse.