Última oficina do Medida Legal ensina versão diet da “Colomba Pascal”

A terceira e última Oficina de Alimentação Saudável reuniu os participantes da 3ª edição do projeto Medida Legal na sede da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), na manhã do último sábado (6). Com o tema “Equilíbrio: Seja leve, eleve-se”, a oficina foi ministrada pelas nutricionistas do projeto Tissiana Ramos, Mariana Lima e Danielle Santana. Aproveitando a proximidade da Páscoa, que será celebrada no próximo dia 21 de abril, os participantes puderam aprender e degustar uma receita diet da tradicional “Colomba Pascal”.

Os participantes degustaram a sobremesa já pronta e receberam a receita com o passo a passo. A nutricionista e personal diet Tissiana Freire Ramos Cunha explicou que a “Colomba Pascal” diet leva cerca de uma hora para ficar pronto. “Fizemos uma adaptação diet e low carb da versão original, pois no lugar do açúcar colocamos o xilitol, e utilizamos a farinha de aveia e a farinha de castanhas. Além disso, usamos o chocolate diet 50% cacau para o recheio e para a calda, que dão um sabor todo especial para a nossa Colomba”, contou a nutricionista. (Confira a receita ao final da matéria)

Durante o encontro, os integrantes também aprenderam a identificar as informações nutricionais escritas nos rótulos de produtos industrializados. A quantidade de açúcar dos alimentos chamou a atenção do advogado Alexandre Oliveira Linhares. “Gostei muito da oficina, principalmente quando as nutricionistas fizeram o comparativo de açúcar contido nos produtos. Quando lemos o rótulo, não temos a noção visual do que vem ali dentro. A oficina foi importante, pois são receitas fáceis, com várias opções de substituição e a gente acaba conhecendo novos sabores e prazeres”, falou o advogado.

Para a advogada Karla Figueiredo, as três oficinas de alimentação saudável, que foram novidades implementadas nesta edição do Medida Legal, geraram um estímulo para uma alimentação mais saudável. “O estereótipo de ‘comida de dieta’ ser ‘ruim’ ficou para trás. As nutris dão várias receitas e dicas que tornam a nossa alimentação muito mais saborosa. Seria muito bom que houvesse novas oficinas. A CAASE está de parabéns por iniciativas como esta, por se preocupar em melhorar a saúde da advocacia. O projeto levantou o nosso astral e fizemos amizades, sempre ajudando um ao outro. Uma experiência maravilhosa”, disse a advogada.

Além das dicas nutricionais, os advogados e advogadas participaram ainda de alongamento com a instrutora do Studio Fênix, Dayse Anne Barbosa, seguido de terapia holística com a terapeuta Eloilda Oliveira Santos, e roda de conversa sobre “Comer Consciente” com a coordenadora psicológica do projeto, Josenilda Medeiros. A Oficina contou com um stand de produtos naturais do Empório do Bem, empresa parceira da terceira edição do Medida Legal, e apoio das empresas Nutrata e Mix Natura.

Confira abaixo a receita da “Colomba Pascal” diet:

INGREDIENTES – COLOMBA GRANDE

• 200 GRAMAS DE FARINHA DE AVEIA;
  • 50 GRAMAS DE FARINHA DE CASTANHAS;
  • 5 OVOS;
  • 1 CAIXA DE CREME DE LEITE;
  • CHOCOLATE 50% DIET PICADO;
  • ERITRITOL;
  • 50 GRAMAS DE PASSAS;
  • 1 COLHER DE SOPA CHEIA DE FERMENTO
  • 2 COLHERES DE SOPA DE MANTEIGA

CALDA:

• 100 ML DE LEITE
  • 1 COLHER DE SOPA CHEIA DE CHOCOLATE 50%
  • 1 COLHER DE ERITROL OU XYLITOL, DEIXA FERVER EM FOGO BAIXO ATÉ ENGROSSAR! JOGA POR CIMA NA HORA QUE TIRAR DO MICROONDAS.

PREPARO:

→ BATA OS INGREDIENTES LÍQUIDOS E DEPOIS MISTURE OS SÓLIDOS, POR ÚLTIMO OS INGREDIENTES SECOS, E AS PASSAS E CHOCOLATE E FERMENTO.

→ COLOQUE NA FORMA DE PAPEL E LEVE PARA ASSAR POR 40 MINUTOS E FORNO DE 180GRAUS.

SUGESTÃO:

• DECORAR A COLOMBA COM RASPAS DO MESMO CHOCOLATE DIET 50% E AS CASTANHAS INTEIRAS E TRITURADAS. QUEM QUISER PODE COLOCAR NOZES OU OUTRAS CASTANHAS.