OAB entrega carteiras a 131 novos advogados

A alegria da concretização de um sonho, assim foi para os 131 novos advogados e advogadas a solenidade de compromisso realizada na tarde da última sexta-feira, 5, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE). A cerimônia de entrega foi feita para duas turmas de advogados.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), Inácio Krauss ressaltou em seu discurso a importância da defesa da democracia e do exame de ordem.

“Nós prometemos e firmamos o compromisso de defender a Constituição, o Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a ética e as nossas prerrogativas. Muitos desavisados acham que a OAB ao defender a Constituição está defendendo partido A ou partido B, ideologia A, B ou C, o que não é verdade. Nada é mais importante para a OAB do que o seu compromisso institucional com a defesa da Constituição, com a defesa da democracia. Nessa quadra difícil pela qual estamos atravessando, tentam passar para a sociedade brasileira um falso propósito da OAB, e o nosso propósito é defender a Constituição nada mais do que isso. Defendam o exame de ordem. O exame de ordem nada mais é do que um instrumento de segurança da sociedade”, salientou.

Inácio Krauss também convidou os novos advogados a fazerem parte do sistema OAB. “Participem dos cursos ofertados pela Escola Superior de Advocacia (ESA), usufruam dos benefícios da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), participem das nossas comissões temáticas, procurem a OAB. Saibam que a OAB será sempre porto e faróis para os advogados. Sejam todos bem-vindos!”, disse.

Boas-vindas

O diretor geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Kleidson Nascimento dos Santos deu as boas-vindas aos advogados e advogadas da primeira turma da solenidade. No seu discurso, ele lembrou que a advocacia não é uma profissão privada e individual.

“Quando exercemos a advocacia estamos a exercer uma função indispensável à administração da justiça, isto porque a nossa Constituição Federal assim o fez e tratou a advocacia de forma diferenciada, especial pela sua relevância frente à democracia e na defesa Estado Democrático de Direito. Nunca é demais lembrar que vocês chegaram aqui por seus próprios esforços, seus familiares, certamente estão muito orgulhosos pelo caminho que os senhores e as senhoras trilharam para chegar até aqui e sem dúvida estarão ainda mais orgulhosos quando todos vocês, puderem exercer com altivez, ética e coragem essa tão nobre profissão. Vocês já são vitoriosos por estarem aqui e serão ainda mais ao exercer essa profissão que lhes dará frutos não só financeiros, mas de paz e justiça”, disse.

Kleidson Nascimento também destacou a importância do exame de ordem. “A gente enfrenta neste momento uma quadra de vícios, de desafios, não só para a sociedade brasileira, mas também para a advocacia que sofre ataques frente ao tão questionado exame de ordem. Esse exame de ordem que permitiu que vossas excelências estivessem aqui presentes como cidadãos qualificados ao exercício da advocacia e com o qual nós não podemos transigir e pactuar com o fim desse essencial requisito para o exercício da profissão”, enfatizou.

A conselheira federal Glícia Salmeron, que deu as boas-vindas aos advogados e advogadas da segunda turma da solenidade, falou sobre o lado profissional e missionário da advocacia. “Precisamos nos renovar em conhecimento com responsabilidade, com maturidade, com humildade e saber recuar quando necessário na vida profissional. É importante sabermos, sobretudo quando enfrentar, e o enfrentamento não se dá muitas vezes com palavras, exceto quando precisamos fazer algumas sustentações, mas é muito mais, é na busca do conhecimento e acreditando no direito daqueles que nos incubem dessa responsabilidade. Esse é o lado profissional. Mas, além desse tem o lado missionário, que compreende que o nosso papel enquanto cidadãos advogados e advogadas. Temos de nos preocupar com o Estado Democrático de Direito, precisamos participar de espaços sendo multiplicadores de informações e formadores de opiniões. É pela democracia que nós devemos compreender esse outro lado que nós precisamos também alimentar, conhecer, avançar e compreender, fazendo com que os nossos juízos de valores não sejam estanques, não sejam aqueles que trazem a internet, e sim os espaços de fórum de discussão, espaços de representações da democracia representativa como bem assegura a Constituição, e isso a OAB faz há muito tempo. Por isso é importante que vocês participem ativamente das ações que são realizadas pela OAB”, afirmou.

Conquista

A oradora da primeira turma Jocielma  Fernandes dos Santos,  destacou em seu discurso as dificuldades superadas durante o curso de Direito. Ela ressaltou ainda o papel dos familiares e amigos no acolhimento e incentivo na continuidade da jornada. “Saibam que sem vocês nada seria possível. Somos gratos por sonharem o mesmo sonho com a gente”, afirmou.

Sobre o exame de ordem, a oradora disse ser a porta de entrada para o exercício da profissão, uma verdadeira conquista cheia de histórias de superações. “A partir de hoje, 5 de abril de 2019, nos tornamos essenciais a administração da justiça, conforme preceitua a Constituição Federal e o Código de Ética e disciplina. Temos o papel de agir em defesa da ordem constitucional com zelo, dedicação, honestidade e principalmente respeito a dignidade da pessoa humana. Cabe ainda ressaltar que para quem escolheu a advocacia deve ter ciência que cada um de nós seremos os defensores dos direitos, buscando diariamente proteger e reivindicar os direitos da população. Que possamos participara ativamente do nosso Conselho para que sejamos capazes de lutar, resistir e defender os direitos da coletividade. Desejo a todos nós que o exercício da advocacia seja feito com amor, ética e moral”, pontuou.

O advogado Paulo Pereira de Andrade Júnior falou da emoção ao receber a credencial. “É um desejo de infância, tanto pelo status que o advogado tem na sociedade, pela importância que tem de poder ajudar as pessoas, garantir o direito dos outros, como também por uma satisfação pessoal. É uma emoção muito grande e uma conquista, porque nem todo mundo consegue isso hoje”, revelou.

A advogada Virna de Oliveira Almeida disse que o momento do recebimento da carteira foi à realização de um sonho. “Desde pequena eu sempre quis fazer Direito, era um sonho e quando eu pude realizá-lo foi a melhor coisa da minha vida. E quando eu fiz o exame de ordem aí eu tive a sensação de estava com o dever cumprido e de que realmente era aquilo que eu queria. É um sonho realizado, hoje estar aqui é muito importante não só para mim, mas para toda a minha família, e eu pretendo advogar com muito amor, ética, carinho, sempre defendendo o direito do próximo e com muita dedicação, sempre dando o meu melhor”, afirmou.

* Confira mais fotografias no Facebook da OAB