OAB/SE realiza primeira entre três audiências públicas sobre assédio sexual no meio acadêmico

“O nosso anseio é que as instituições de ensino estejam atentas à prevenção, ao combate e à erradicação do assédio no meio acadêmico”, afirma a vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Valdilene Martins.

Participando da audiência pública promovida no dia 16 de maio, na Universidade Tiradentes, a representante da Comissão reafirmou a necessidade de debater e implementar ações de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual nas universidades, faculdades e institutos.

O evento fez parte dos encaminhamentos definidos em audiência realizada pela OAB/SE, em 2018, sobre a violência de gênero nas instituições de ensino. Mais duas audiências públicas acontecerão neste mês. Amanhã, 22, no IFS (Lagarto), e, no dia 27, na UFS (São Cristóvão).

Promovido em parceria com o Ministério Público Federal no Estado, o debate teve os objetivos de desnaturalizar o assédio e instruir o meio acadêmico sobre a maneira adequada de tratar o assunto. Na ocasião, foram ministradas palestras sobre a prática e medidas a serem tomadas.

“O assédio é um mal que atrapalha o andamento do curso ou retira muitas mulheres do meio acadêmico. O nosso intento é fomentar iniciativas para que instituições estejam efetivamente atentas para prevenir, combater e erradicar o assédio sexual da academia”, abalizou Valdilene.

Além da representante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB, o encontro foi dirigido ainda por Martha Figueiredo, representante do MPF; Gilda Diniz, representante do Movimento Mulheres Livres; e Samyle Oliveira, representante da Universidade Tiradentes.

Estiveram presentes à audiência as integrantes da Comissão, Marta Soraya, Marianna Montalvão, Eduardo Macedo, Gabriela Diniz e Lusilene Vieira.

Comissão ativa

No último sábado, 18, a vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Valdilene Martins, participou ainda de um mini simpósio realizado pela Liga Acadêmica de Medicina da Família da Universidade Federal de Sergipe do campus Lagarto. O tema foi violência contra mulher, abordado por Valdilene, pela médica de família, Luciana Guimarães e pela procuradora da mulher da ALESE, Goretti Reis.