Comissão de Direitos Humanos da OAB participa de formatura de crianças e adolescentes do Proerd

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão de Direitos Humanos participou da formatura de 221 alunos do 5° ano, da Escola Estadual Reunidas Coelho Neto e das Escolas Municipais João Cruz e Maria Terezinha dos Anjos Santos, na quadra Capitão Juca, na Barra dos Coqueiros.

A Ordem esteve representada no evento pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, José Robson Santos de Barros, e pelo coordenador do Núcleo de Segurança e Políticas Carcerária, Wilson Vasconcelos.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Robson Barros, ressaltou a importância de políticas públicas preventivas de combate à violência, destacando e parabenizando o trabalho da Polícia Militar na prevenção e enfrentamento à violência e ao uso de drogas. “Esse programa é de suma importância no combate à violência, com ações de envolvimento da polícia e sociedade, uma forma de polícia comunitária, que deve ser estendido para todo o Estado, pois certamente trará resultados positivos, sólidos e humanitários. Ações como estas sempre terão apoio e a parceria da Comissão de Direitos Humanos da OAB”, enfatizou.

“Queria agradecer pelo convite e parabenizar esse trabalho da polícia militar nas pessoas do tenente Coronel Hilário, responsável pela polícia comunitária do estado, Major Matheus, comandante da companhia da Barra dos coqueiros e cap. Adriana Litting, coordenadora do PROERD”, ressaltou Robson.

Proerd Sergipe

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é um serviço oferecido pela Polícia Militar voltado às crianças e adolescentes visando à prevenção ao uso de drogas e violência no ambiente escolar.

O programa é desenvolvido em um curso que ocorre nas salas de aulas. O Proerd é baseado em um modelo norte-americano chamado Educação contra a Violência o uso indevido de Drogas (Dare, na sigla em inglês) surgido em 1983. No Brasil, o Proerd passou a existir em 1992 com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, no ano 2000 o programa foi inaugurado em Sergipe.

As escolas podem convocar a equipe do Proerd para desenvolver o curso para os seus alunos. No caso das escolas públicas municipais, o contato deve ser feito com a Secretaria de Educação e o Governo Estadual (Secretaria Estadual de Segurança Pública). Já as escolas públicas estaduais devem informar o interesse a Secretaria Estadual de Educação. As escolas particulares devem se comunicar com a Secretaria de Segurança Pública.