OAB/SE presente à 5ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista promovida no Estado

Nesta sexta-feira, 31, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Ana Lúcia Aguiar, representando o presidente da entidade, Inácio Krauss, participou do encerramento da 5ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região. A secretária-geral adjunta da Ordem, Andrea Leite, também esteve presente à solenidade.

A vice-presidente da OAB/SE ressaltou em seu discurso a importância da cultura de conciliação. “É uma alegria a OAB estar aqui para, conjuntamente com o TRT20, saudar esse momento expressivo. Cultuar a conciliação é cultivar a paz inerente de cada um de nós e aqui no nosso Estado, magistrados e advogados trabalhistas têm uma peculiaridade muito grande: a união”.

“O Brasil precisa compreender que não é cultuando a discórdia que nós chegaremos ao crescimento econômico e desenvolvimento do país. Pelo contrário, quando você não cultua o espírito da união, o fim é a sucumbência. Então, a OAB/SE traz esse espírito de integração para que a gente possa encontrar sempre o melhor caminho”, completou a vice-presidente da OAB.

Para a secretária-geral adjunta da OAB/SE, Andrea Leite, a Semana da Conciliação é um evento que beneficia não só as partes, mas também a advocacia. “Todos estão imbuídos e são incentivados pelo Tribunal para que sejam celebrados acordos e finalizem processos. A participação da Ordem nesse contexto é de suma importância, afinal a classe é parte vital”.

“Em um momento como o atual, no qual a Justiça do Trabalho enfrenta diversos ataques, a Semana vem mostrar a importância da Justiça na pacificação dos conflitos e a OAB é protagonista nisso porque é através da classe que as conciliações são realizadas”.

A cerimônia foi promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho em parceria com os TRTs em todo país. O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva, participou da solenidade e também destacou a importância da união de toda a Justiça, independente do porte de cada Tribunal.

“Os Tribunais de pequeno, médio e pequeno porte estão unidos nessa iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, de esforço concentrado que tem por objetivo não só desafogar o judiciário trabalhista, mas acima de tudo passar à sociedade a ideia de que o diálogo e a boa vontade devem estar sempre presentes nesse processo de pacificação social”.

O Ministro apresentou números parciais com resultados alcançados na Semana de Conciliação em todo o país. “Números preliminares demonstram que até ontem tinham sido realizados um total de 16.797 acordos homologados, resultando um montante superior a R$728 milhões. Ou seja, nós acreditamos que vamos chegar muito perto de R$1 bilhão até o fim do dia de hoje”.

A presidente do TRT20, desembargadora Vilma Leite Machado Amorim, mostrou alguns dados referentes ao desempenho do Tribunal Regional durante a Semana de Conciliação.

“Do dia 27 ao dia 30, nós tivemos 365 audiências específicas de conciliação. Tivemos 110 acordos homologados com um total de R$1.296.000,00 de valores homologados. Isso é bastante significativo. O que interessa à Justiça do Trabalho é pacificar os conflitos que existem entre empregados e empregadores, com a participação deles é muito importante”, disse.

O procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT/SE), Ricardo José das Mercês Carneiro, destacou a importância da Semana de Conciliação para a economia do Estado.

“De fato, a implantação do Cejusc com sua competência ampliada e o encerramento da 5ª Semana Nacional de Conciliação vêm mostrar que a Justiça do Trabalho abraça a sua finalidade enquanto órgão jurisdicional, que é a pacificação das relações jurídicas e efetivamente a conciliação. A conciliação viabiliza que a economia do estado se movimente”, considerou.