Presidente da OAB/SE participa da posse da Diretoria da ASMP

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe, Inácio Krauss, participou nesta segunda-feira, 1º, da solenidade de posse da Diretoria da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP) para o biênio 2019-2021.

A posse contou com a presença de representantes do Ministério Público Estadual, de inúmeras autoridades, magistrados, advogados, militares, políticos, familiares e amigos dos membros da nova Diretoria da ASMP.

O presidente da OAB, Inácio Krauss, saudou a nova Diretoria na pessoa do recém-empossado presidente da ASMP, o promotor de Justiça, Nilzir Soares Vieira Júnior. “Quero parabenizar a toda a Diretoria da Associação Sergipana do Ministério Público. Essa é uma oportunidade ímpar para nós da OAB/SE estreitarmos os laços com a associação do MP”, afirmou.

Nova gestão

A nova gestão da ASMP, que tem à frente o promotor Nilzir Soares Vieira Júnior, substitui a do promotor de Justiça Jarbas Adelino, que na solenidade se despediu do cargo.

No seu pronunciamento, o promotor de Justiça Jarbas Adelino fez um balanço das realizações e agradeceu a todos que contribuíram com a sua gestão. “É uma honra ter presidido uma associação que já passou por ela tantos eminentes e honrados colegas. Todas as conquistas do último biênio não foram obras de uma única pessoa, mas da participação ativa de toda a Diretoria”, disse.

O promotor de Justiça, Nilzir Soares, que assumiu o cargo nesta segunda ressaltou a missão de conduzir nos próximos dois anos a Associação Sergipana do Ministério Público. Ele destacou em seu discurso a importância da classe como importantes agentes de transformação social em um País marcado historicamente marcado pelas injustiças e desigualdades. Ressaltou o combate travado pelos promotores e procuradores do Ministério Público contra a corrupção e improbidade que drena os recursos necessários para efetivação dos direitos sociais.

Nilzir pregou ainda a união. “Essa união que deve ser perseguida por todos nós promotores e procuradores de Justiça, ativos e aposentados, não deve ser concebida a partir de uma visão totalitária, refratária ao debate, mas com um olhar de tolerância e de respeito a divergência e a pluralidade, pois somente o Ministério Público forte e unido é que poderá atravessar esses dias tempestuosos, para consolidar o seu papel de defensor da sociedade e da cidadania”, enfatizou.

De acordo com o novo presidente da ASMP, desde a campanha foi feito um esforço da Diretoria com ideias aptas a moldar uma Associação proativa, equilibrada e independente, tendo como fio condutor os princípios da democracia, independência e coerência. “Como estratégia prioritária de atuação a ASMP deve brigar pelo diálogo, pela identificação de soluções consensuais de problemas que nos atingem, que atingem o Ministério Público e os seus membros”, afirmou.

Composição

A nova Diretoria e o Conselho Fiscal da ASMP eleita no último dia 3 de junho de 2019 são constituídos por Nilzir Soares Vieira Júnior (Presidente), João Rodrigues Neto (1º vice-presidente), Cecília Nogueira Guimarães Barreto (2ª vice-presidente), Ricardo Machado Oliveira (secretário), Solano Lúcio de Oliveira Silva (2º secretário), Flaviano Almeida Santos (1º tesoureiro), Paulo José Francisco Alves Filho (2º tesoureiro), Maria Creuza Brito de Figueiredo (diretora de Aposentados), Maria Luiza Vieira Cruz (suplente da Diretoria de Aposentados), Gilvan Oliveira de Rezende (diretor Administrativo), Francisco José de Oliveira Góis (diretor de Esportes), Etélio de Carvalho Prado Júnior (Diretor de Relações Institucionais ), Conselho Fiscal: Titulares – Ernesto Anízio de Azevedo Melo, Fabiana Carvalho Viana Franca, Talita Cunegundes Fernandes da Silva; Suplentes – Karla Christiany Cruz Leite de Carvalho, Odil Silva Oliveira, Rivaldo Frias dos Santos Junior.

A Mesa solene foi composta pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Barreto d’Ávila Fontes; o secretário de Estado Geral do Governo, José Carlos Felizola, representando o governador do Estado; o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo; o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Jozenito Vitale; o procurador chefe do MP do Trabalho, Emerson Albuquerque; o procurador-geral do MP Especial de Contas, João Augusto Bandeira de Melo; a corregedora- geral do MP, Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg; a coordenadora-geral do MP, Ana Christina Souza Brandi; o ouvidor do MP, Carlos Augusto Alcântara Machado; o primeiro secretário da ASMP, Ricardo Machado; o defensor público geral, José Leó de Carvalho Neto; o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss; o superintendente da PF em Sergipe, Renato Lima; o presidente da AMASE, Gustavo Plech; o presidente da Associação dos Procuradores Municipais, Arício Andrade, e o presidente da Associação dos Defensores Públicos, Herick Victor Dantas de Argolo.