Treinamento PJe para Advocacia inicia em 13 de agosto

Nos dias 13, 20, 22 e 27 de agosto será realizado na Sala de Treinamento de Informática do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), o evento PJe para Advocacia. A iniciativa é do TRT20 e conta com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA).

De acordo o diretor-geral da ESA, Kleidson Nascimento, a Escola firmou parceria com o TRT20 a fim de realizar mais um curso dirigido à formação continuada da advocacia sergipana. Segundo Kleidson, o evento, de caráter técnico-operacional tem como objetivo apresentar uma visão geral do Processo Judicial Eletrônico (PJe) sob a perspectiva da advogada e do advogado, abordando os principais tópicos relacionados ao acesso e à utilização do Sistema, bem como dirimir as dúvidas mais recorrentes.

“Técnicos e analistas do TRT ministrarão o curso em quatro turmas especialmente dedicadas aos inscritos na OAB/SE, com vagas limitadas, uma oportunidade imperdível para quem busca qualificação na advocacia trabalhista. Este evento marca o início da programação do segundo semestre da ESA, que ainda terá muitas novidades por vir”, salientou Kleidson.

A secretária-geral adjunta da OAB/SE, Andrea Leite de Souza, disse que desde que o PJe foi implantado em 2012, a advocacia teve que se aprimorar e começar a utilizar o processo eletrônico. Conforme Andrea, todos os processos passaram a ser eletrônicos através do PJe e não raras foram as dificuldades que a advocacia encontrou para se familiarizar com o sistema. “Desde que começamos a nos reunir com o Tribunal através do Comitê Gestor do PJe, do qual eu faço parte, sugerimos ao Tribunal que oferecesse um ambiente de testes para o Processo Judicial Eletrônico a fim de que pudéssemos fazer capacitações porque até então eram fornecidos treinamentos apenas com powerpoint e prints de tela do PJe”, revelou.

Andrea Leite salientou ainda que a grande dificuldade sempre foi ter um ambiente de teste onde houvesse uma plataforma do PJe que pudesse fazer o treinamento presencial, que o advogado, jovem advogado ou advogado militante que tivesse algum tipo de dificuldade com PJe pudesse fazer um treinamento em que ele utilizasse o sistema e fosse aprendendo a fazer realmente na prática.

“Fomos construindo essa ideia, que foi muito bem aceita pelo Tribunal. Essa negociação começou no meio do ano passado, ainda na administração do desembargador Thenisson Dória, e agora na gestão da desembargadora Vilma Amorim nós conseguimos implementar o curso do PJe para advogados. Foi uma grande vitória para a classe, para os advogados que já militam na área trabalhista e também para os advogados que nunca militaram, que estão iniciando e não têm nenhuma familiaridade com o Processo Judicial Eletrônico. Foi uma grande conquista para a advocacia esse curso, contamos com o apoio de todos os membros do Comitê Gestor do PJe e dos servidores, em especial Dr. Hora Alexandre Agostine, que é o secretário da Presidência do TRT20, e que foi o responsável por operacionalizar esse treinamento”, enfatizou.

Andrea Leite explicou que o treinamento será desenvolvido em quatro manhãs, com 20 vagas em cada dia, para toda a advocacia, então nas datas 13, 20, 22 e 27 de agosto o curso será realizado. “A advocacia está em festa com a implementação desse curso e agradece o apoio do TRT20 nas gestões de Dr. Thenisson Dória, que iniciou as tratativas, e com Dra. Vilma Leite, que conseguiu implementar o curso. Essa é apenas a primeira leva de cursos que teremos para a advocacia com o TRT20 porque nossa intenção é firmarmos um convênio com o Tribunal nesse sentido. É um curso aberto, amplo para toda a advocacia, tanto para os jovens advogados quanto para quem já milita ou para quem não atua na Justiça do Trabalho e quer se familiarizar com  o PJe”, afirmou a secretária-geral adjunta.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente nos seguintes links:

Dia 13 de agosto

Dia 20 de agosto

Dia 22 de agosto

Dia 27 de agosto