OAB abre o mês da Advocacia recepcionando 37 novos advogados e estagiários

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE) realizou nesta quinta-feira, 1º de agosto, às 17h, no Plenário, a solenidade de compromisso de 37 novos bacharéis em Direito e estagiários. O evento abriu a programação comemorativa alusiva ao Mês da Advocacia. Os novos advogados firmaram o compromisso e receberam a carteira da OAB, que os torna aptos ao exercício da profissão.

A cerimônia contou com a participação da Diretoria da OAB, de conselheiros e de integrantes do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, além de pais e familiares dos novos advogados.

O presidente da OAB, Inácio Krauss, abriu a solenidade saudando a todos os novos advogados. Em seu pronunciamento, ele ressaltou a importância da Ordem e da participação dos jovens advogados e advogados junto à instituição.

“Em um mundo, principalmente no Brasil, onde as fake News estão prevalecendo e onde são contratadas verdadeiras milícias virtuais para desvirtuar o trabalho da OAB, o trabalho da advocacia, nós temos que formar o nosso exército, o exército da verdade, da defesa da Constituição, da defesa do Estado Democrático de Direito, da defesa dos direitos humanos. Nunca se esqueçam do compromisso que foi prestado hoje aqui”, ressaltou.

Missão do advogado

Inácio Krauss destacou ainda a missão do advogado em fortalecer o compromisso em prol da sociedade. “Trabalho com ética é o que vai diferenciar o profissional, sempre estejam segurando a bandeira da ética. Quando tiveram as prerrogativas violadas por pseudos autoridades socorram-se na OAB, temos aqui uma atuante Comissão de Defesa das Prerrogativas, não deixem tolher o direito das suas prerrogativas que na realidade são prerrogativas do cidadão, da cidadã. Participem da OAB, participem das nossas comissões, quem faz a OAB são os advogados, a Casa é de vocês. Venham fazer parte da OAB, trabalhar com compromisso. É um trabalho voluntário, mas tem que ter compromisso. Com a advocacia e com a sociedade. Sejam todos bem-vindos!

A conselheira federal Glícia Thais Salmeron de Miranda deu as boas-vindas aos novos advogados. Em seu discurso, ela saudou a todos, e especialmente as mulheres. “Para nós mulheres, além de ser uma tripla jornada é, sobretudo, um desafio maior, em um País conservador, preconceituoso e que não confia e não acredita que nós mulheres somos capazes de ocupar lugares de destaque na advocacia e em todo o universo”, afirmou.

Glícia Salmeron salientou o amor que tem pela OAB, onde está há quase 25 anos. “Inscrevi-me na década de 80, como estagiária e nunca mais larguei a OAB. É, portanto, em nome da nossa instituição que entendo que dia de hoje é para vocês o mais importante, o dia mais importante porque sem cidadania, sem direitos humanos, sem democracia, sem humildade e sem o compromisso de que somos antes de advogados e advogadas seres humanos não conseguiremos exercer a advocacia com a lealdade que o nosso Estatuto estabelece”, disse.

Conselho da Jovem Advocacia

Ela revelou ainda que é como cidadãos e cidadãs que os novos advogados e advogadas devem assumir o compromisso de defender a OAB. “Desejo a vocês uma feliz advocacia, como é a minha advocacia, porque é a minha advocacia que me torna mais humana, mais cidadã e, sobretudo, me põe no lugar de destaque, não para me destacar como advogada, mas para exercer o ônus de defender cada cidadão e cada cidadã que precisa da nossa instituição OAB”, ressaltou.

A presidente da CAASE, Hermosa França, cumprimentou os novos advogados e falou sobre as ações da CAASE. “A CAASE é o braço social da OAB, e promove o bem-estar para o advogado e os seus familiares. Nós temos vários benefícios e convênios para os advogados. A CAASE está de braços abertos para vocês. Sejam muito bem-vindos!”, salientou.

A vice-presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA), Barbara Toledo, revelou a satisfação em participar da solenidade e de ver tantos jovens ingressando na OAB. Bárbara destacou a importância do Conselho, que é composto por jovens advogados com até cinco anos de profissão.

Participação

Bárbara aproveitou para convidar os novos advogados para participarem da 2º Conferência Estadual da Jovem Advocacia, que discutirá o tema “Desafios da Jovem Advocacia e o Futuro do Direito Brasileiro”. O evento acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE). “Vamos falar de vários temas importantes como a Defesa da Constituição, A Garantia dos Direitos Sociais, A Defesa do Exame de Ordem, e tudo que envolve o nosso cenário atual. É com muita alegria que a gente espera que vocês compareçam a Conferência e que participem do Conselho”, afirmou.

A coordenadora da Escola Superior de Advocacia (ESA) e conselheira do CEJA, Carolina Menezes, fez a saudação aos novos advogados. Ela parabenizou a todos os novos advogados e novas advogadas e aos familiares. “Ficamos muito felizes com a presença de todos, gostaríamos que vocês participassem da OAB, integrassem as comissões, o Conselho da Jovem Advocacia, a ESA e a CAASE também estão de braços abertos para todos vocês”, ressaltou.

“Ser advogado não é só receber uma carteira, nós temos uma responsabilidade muito grande, uma responsabilidade social, com os nossos clientes e conosco mesmo, porque nós temos que gerir a nossa profissão e sabemos que não é fácil. Saibam que vocês não estão sozinhos. Todas as vezes que vocês tiverem problemas, dúvidas, podem vir aqui, seja através do Conselho seja através das comissões”, enfatizou.