OAB realiza solenidade de compromisso na Regional de Estância

A noite dessa terça-feira, 6, foi de muita emoção para os 12 novos advogados e advogadas que participaram da solenidade de compromisso na Regional de Estância. A cerimônia contou com a participação da Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, dos representantes da Comissão Regional de Estância, da Escola Superior de Advocacia (ESA), da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, de conselheiros Seccionais, do Conselho da Jovem Advocacia, de pais e familiares dos jovens advogados.

A vice-presidente, Ana Lúcia Aguiar, que representou no evento o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, realizou a abertura da solenidade saudando os novos colegas. “Caros colegas, agora devidamente advogados e advogadas é uma honra muito grande voltar a nossa Regional de Estância. Esse é um momento prazeroso, único na vida de vocês, sabemos da importância que é receber essa credencial”, ressaltou.

Durante a sua explanação, Ana Lúcia enfatizou o atual momento que passa a advocacia. “Somos atacados diariamente no exercício da nossa profissão a advocacia realmente não é profissão para covardes, nós somos fortes justamente porque somos indispensáveis à administração da justiça”, afirmou, ao salientar a importância de como defensores da Constituição os novos advogados e advogadas não deixaram que a Constituição e nem eles sejam atacados. “Em nenhum momento do exercício da profissão de vocês recuem. Defenda os seus clientes, a boa aplicação das leis, os direitos humanos e principalmente o Estado Democrático de Direito”, afirmou.

Importância do Exame de Ordem

A vice-presidente da OAB/SE destacou ainda a relevância do Exame de Ordem para o fortalecimento da advocacia. E finalizou desejando as boas-vindas aos jovens advogados e advogadas. “Sejam muito bem-vindos a advocacia brasileira, a advocacia sergipana”, disse.

A secretária-geral adjunta, Andrea Leite, também salientou a importância do Exame de Ordem e a participação dos novos advogados e advogadas na Seccional da OAB/SE. “É o Exame de Ordem que faz com que demonstremos a capacidade para o exercício dessa nobre profissão. Sejam bem-vindos casa da cidadania”, pontuou.

Andrea afirmou que na solenidade, os jovens advogados receberam um Kit de boas-vindas da entidade, contendo um panfleto informativo da OAB sobre as comissões, os benefícios, um broche da Ordem, adesivo de estacionamento para o acesso ao estacionamento dos fóruns, um mouse pad, uma agenda, uma caneta institucional e a carteira da CAASE.

O presidente da Comissão Regional de Estância, Marcos Vinicius Mota Santos Silva, fez a saudação aos novos advogados. Ele destacou em seu discurso que as atividades desenvolvidas pelos conselheiros e membros de comissões da OAB/SE não são remuneradas e sim voluntárias. “Não recebemos nenhum centavo. Pagamos anuidade porque é disso que orgulhosa e exclusivamente vive a OAB, sem um real do dinheiro público, sem qualquer tipo de atuação política haja vista que a OAB tem o objetivo de congregar todas as classes políticas e todas as divergências que nós preceituamos que exista no Estado Democrático de Direito”, afirmou.

Marcos Vinícius enfatizou que a OAB e a Comissão Regional de Estância é atuante e não permitirá qualquer tipo de violação as prerrogativas dos jovens advogados. “Trabalharemos arduamente com os celulares ligados 24 horas por dia porque a advocacia não se faz apenas nos fóruns e as defesas das prerrogativas não acontece apenas no horário comercial. Sintam-se os senhores efetivamente abraçados pela maior entidade da sociedade civil organizada que é a Ordem dos Advogados do Brasil. Sejam todos muito bem-vindos”, afirmou.

ESA

A vice-diretora da ESA, Silvana Farias, que representou o diretor-geral, Kleidson Nascimento, disse que estava muito feliz em retornar a Estância. Ela explicou aos novos advogados o papel da ESA e convidou a todos eles a participarem dos eventos promovidos pela Escola.

“A ESA é o braço educacional da OAB. É lá que nós conseguimos organizar cursos, palestras, seminários e workshops para a advocacia, para a classe jurídica, para estudantes e para a advocacia continuada. Quem ainda não conhece a nossa instituição, a ESA funciona no mesmo prédio da CAASE em Aracaju. É importante que quem está ingressando agora conheça, participe e deem sugestões”, disse.

Silvana parabenizou a todos e desejou boas-vindas a profissão. “Estamos aqui para ajudar , para colaborar. A ESA está de braços abertos como a OAB. Desejo a vocês uma carreira de sucesso, com muito estudo. Sejam o melhor que vocês possam ser, a sua melhor versão”, salientou.

CAASE

O diretor suplente da CAASE, Alfredo Cunha, que na oportunidade representou a presidente da CAASE, Hermosa França, também desejou boas-vidas aos colegas. “Sejam muito bem vindos! Que vocês sejam bastante felizes e tenham muito sucesso na advocacia”, disse.

Alfredo Cunha explicou o funcionamento da CAASE e os benefícios existentes na Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe. “A CAASE é o braço social da OAB. Temos vários convênios com academias, restaurantes, clínicas, farmácias, entre outros estabelecimentos. Também são desenvolvidos atividades no campo social e esportivo, além de inúmeros benefícios para os advogados e advogadas. “A OAB e a CAASE realizam neste sábado, 10, a Corrida da Advocacia, em Aracaju. Vale muito a pena participar”, ressaltou.

Como presidente da Comissão de Juizados Especiais, Alfredo Cunha aproveitou para convidar os novos advogados e advogadas para participarem no dia 13 de agosto, às 18h30, na Unit de Estância, da Roda de Conversa com a Advocacia dos Juizados Especiais.

Jovem advocacia

O presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Carlos Eduardo Pereira Siqueira, expressou a imensa alegria de participar da solenidade de entrega de credenciais. “É a habilitação efetiva para o exercício dessa profissão que nos traz uma série de compromissos e responsabilidades na defesa de tudo aquilo que garanta que o Brasil continuará sendo sempre um Estado Democrático de Direito, que as pessoas têm direitos a serem assegurados e liberdades a serem protegidas”, disse.

Carlos Eduardo destacou o papel do Conselho da Jovem Advocacia, que tem o propósito de servir como uma ponte, o primeiro contato com a advocacia, de acolher e compartilhar as dificuldades iniciais e de buscar, sobretudo, alternativas para a solução dos problemas cotidianos.

“Nós temos o Conselho em funcionamento com reuniões mensais, sempre nas últimas quintas-feiras do mês. Temos também a representação na Regional. Queremos que vocês venham participar conosco, venham, dialogar, que a gente tem a premissa de que o diálogo é que vai servir como o primeiro passo para resolver as dificuldades e problemas cotidianos”, enfatizou.

Ele também aproveitou para convidar a todos para a Conferência Estadual da Jovem Advocacia. “A nossa Conferência tem como tema “Desafios da Jovem Advocacia e o Futuro do Direito Brasileiro. Estaremos com o ministro do TST, o ex-presidente da OAB Nacional, o ex-desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, representante do CNJ, especialistas na área de Gestão e Produtividade de Escritórios, entre tantos outros. Vai ser um superevento nos dias 15 e 16 de agosto, no auditório da CAASE. As inscrições estão abertas no site da ESA”, informou.

Oradora

A oradora da turma, Lúcia Silva Costa Nascimento, saudou os colegas e parabenizou a cada um deles pela conquista. “Queria dizer que é honra ocupar essa posição na data de hoje. É um desafio expressar em palavras os anseios e o sentimento desse momento tão sonhado. Como advogados o exercício do direito será diário, o trabalho para evoluirmos como juristas e ser humano também, pois temos especial oportunidade de mudar a vida das pessoas por meio do direito, garantido a elas o que jamais poderá ser retirado. Nós sabemos, senhores, que no início não será fácil. Há quem diga inclusive que é a peneira da advocacia. Precisamos do espírito de resiliência na certeza de que jamais faltará espaço para aqueles que se desenvolvam melhor as atividades e respeitem o próximo acima de tudo. Nossa atitude, sobretudo, na vida profissional deverá ser pautada na ética, na moral e no comprometimento com o Direito e com a verdade, pois somos nós um dos pesos que integram a balança da justiça. Durante nossa caminhada que se inicia hoje e será árdua, temos que nos espelhar nos profissionais éticos para um dia sermos também exemplo de inspiração. Desejo que sigamos a nossa profissão com amor, garra, humildade, fé e honra. Sucesso a todos!”

O jovem advogado, Rômulo Nunes Evangelista, ressaltou a felicidade da conquista. “Quando chega ao ápice, é muito gratificante e nos deixa motivado a tentar fazer justiça. Escolhi a advocacia por ser uma área que está em contato com o social e que faz toda a diferença na vida das pessoas. A advocacia vai muito além de honorários, advocacia é realmente buscar o Estado Democrático de Direito, a igualdade, aquilo que a Constituição prega e que a gente vê que não está sendo posto em prática pelo Estado e pelos governantes como um todo”, afirmou.

O avô de um dos jovens advogados, o advogado Wellington Leal de Oliveira estava muito feliz e emocionado com a conquista do neto. “Eu vim ser padrinho de um neto meu. Tenho 84 anos e tudo que tenho hoje é graças à advocacia. “Com a Carteira da OAB de Nº 648, me aposentei como advogado público federal e graças a Deus estou bem”.