Presidente da OAB/SE realiza palestra na Faculdade de Direito 8 de Julho

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), Inácio Krauss, participou como palestrante na noite dessa terça-feira, 13, do Café Jurídico, uma atividade que integra a programação da Semana do Pensamento Jurídico promovido pela Faculdade de Direito 8 de Julho.

O Café Jurídico teve como tema “Direito na Prática: Experiências e Perspectivas”. Além do presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, também foi palestrante do evento o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), o desembargador José dos Anjos.

Na palestra, Inácio Krauss falou sobre a escolha do Direito como profissão e a respeito da maneira como conseguiu vencer os desafios surgidos ao longo dos seus 20 anos de atuação na advocacia.

Desafios

Krauss relatou para os estudantes que foram muitos os desafios vencidos ao longo da sua trajetória. Na faculdade, ele teve que dominar também a timidez. “Eu era tímido e tive que vencer a timidez. Na faculdade de Direito quando chega no 2º período todos tem que falar e se expor, ler muito para apresentar os trabalhos. E eu fiz um exercício comigo mesmo de em todos os trabalhos antes do professor fazer o sorteio para saber quem queria falar ou não, eu me colocava à disposição e isso me ajudou muito a falar em público em audiências, sustentações nos tribunais, em palestras e na participação de eventos”, disse.

Durante a palestra, Krauss também destacou a importância do Exame de Ordem. O Exame é obrigatório para que o advogado possa começar a atuar e também se inscrever na OAB. O exame representa um instrumento de segurança para a sociedade. Segundo ele, infelizmente, hoje, setores menos avisados tentam acabar com o Exame.

“Nós advogados e futuros profissionais do Direito temos a obrigação de falar para a sociedade sobre a importância do Exame de Ordem. O Exame é um instrumento de proteção da sociedade, que permite que cheguem ao mercado os profissionais com a qualificação necessária para defender os direitos”, afirmou.

Respeito

O Presidente ressaltou a importância do respeito e do tratamento com urbanidade. Além disso, deixou dicas importantes para o profissional exercer bem a advocacia e ser diferenciado. “Para conseguir êxito, o advogado tem que seguir o tripé: sabedoria, lealdade e coragem. A sabedoria é do estudo contínuo, o profissional do Direito tem que se atualizar para acompanhar as mudanças; a lealdade é o agir com ética, temos que nos acordar todos os dias com esse compromisso; e a coragem, o advogado não pode ter medo, tem que saber diferenciar conflito e confronto”, enfatizou.

Como mensagem final, Inácio Krauss, destacou a importância da defesa da democracia. “Os advogados são defensores do Direito, da democracia e da liberdade. Em uma época em que a acusação está acima do direito de defesa nós temos que lutar para equilibrar e isso depende de nós. Eu espero que vocês saiam daqui com esse pensar jurídico de defensores das liberdades, da Constituição, da advocacia e da ética”, pontuou.

Advogado

O presidente do TRE/SE, desembargador José dos Anjos, também falou sobre a sua carreira profissional e ressaltou em sua explanação sobre a importância do advogado. “O advogado é na verdade a mãe de todas as atividades jurídicas. “Se nós não tivéssemos a formação de advogado não teríamos juízes, procuradores, promotores de Justiça, diplomatas, delegados de polícia, e o professor com a formação na área jurídica. A área que vocês escolheram é extraordinária”, afirmou.

O desembargador José dos Anjos destacou ainda a necessidade de permanente atualização e melhoramento profissional por parte dos advogados. “Se o profissional se formar hoje e passar seis meses sem o estudo atualizado ele já está fora do mercado. O profissional de qualquer área, principalmente do curso de Direito tem que estar atualizado diariamente”, salientou.