OAB participa de II Fórum de Acessibilidade e Inclusão

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE) esteve presente na última terça-feira, 3, no II Fórum de Acessibilidade e Inclusão, realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20). O evento abordou a temática do acesso da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho.

O evento contou com três palestrantes, o procurador do Trabalho do MPT/SE, Mário Cruz, que explanou sobre o tema “O Ministério Público e a Acessibilidade da Pessoa com Deficiência ao Ambiente de Trabalho”; o empresário Breno Oliveira, que contou a sua história de empreendedorismo à frente da Gelateria il Sordo; e Daniela Kovács, chefe de seção de acessibilidade e inclusão do TRT da 2ª Região, pessoa com deficiência visual, autora livro Cão Guia: Anjo de Patas. Em sua palestra ela abordou o acesso à justiça para a pessoa com deficiência.

O presidente da Comissão de Acessibilidade e Direito da Pessoa com Deficiência, Ricardo Mesquita Barbosa, representou o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, no Fórum. Segundo ele, o evento foi de grande importância porque a Justiça do Trabalho demonstrou estar sensível para o direito à acessibilidade da pessoa com deficiência. “Experiências importantes relatadas no Fórum como a da colega do TRT de São Paulo, que é chefe da Seção de Acessibilidade e Inclusão do TRT da 2ª Região, só veio enriquecer a Justiça do Trabalho da 20ª Região”, afirmou.

A presidente do TRT20, desembargadora Vilma Amorim, ressaltou que o Fórum é um evento promovido pelo Comitê de Acessibilidade do TRT e é uma exigência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo ela, a temática discutida no evento foi muito sensível e relevante.
“Percebemos pelas apresentações o quanto é importante que as pessoas com algum tipo de deficiência tenham oportunidade. Assistimos o empreendedor Breno Oliveira falando sobre a experiência dele e as dificuldades. Como é bom e como é bonito saber que ele está conseguindo se estabelecer no mercado de Aracaju e já com filiais da sua empresa em outros locais. Percebemos também com a servidora do TRT da 2ª Região, Daniela Kovács, das dificuldades, mas também de toda a promoção que o Tribunal faz”, destacou.

De acordo com Vilma Amorim, o que o Tribunal queria ao realizar o Fórum foi trazer a público todas essas experiências. “O TRT2 já desenvolve algumas medidas, a exemplo de prestigiar servidores que têm deficiência motora, de terem oportunidades de seguir nas suas funções, sendo chefes de setor, assessores”, ressaltou.

O ministro corregedor-geral do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lelio Bentes Corrêa, disse que o evento foi inspirador porque foi uma oportunidade de obter informações técnicas importantes sobre a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, sobre a legislação brasileira de inclusão e de ouvir os depoimentos de pessoas que venceram e têm vencido todos os dias as inúmeras barreiras que ainda se impõem as pessoas com deficiência.

“As pessoas com deficiência são pessoas eficientes, são talentos que não podem ser desperdiçados, mas para isso nós – sociedade e instituições – precisamos vencer a nossa barreira que é talvez a mais deficiente que é a barreira do preconceito, do descaso e da incapacidade de fazer uso da alteridade, de se colocar no lugar do outro. Saímos daqui inspirados e motivados por esses grandes exemplos de engajamento na luta pela promoção da verdadeira igualdade, e nesse sentido a OAB/SE está de parabéns por ter sido a primeira a criar uma comissão de inclusão social e estar tão bem representada pelo Dr. Ricardo Mesquita, uma pessoa brilhante e absolutamente comprometida com o ideal de igualdade e cidadania”, enfatizou.