Mais de 60 jovens advogados e advogadas prestam compromisso com a OAB/SE

A tarde desta quinta-feira, 5, foi especial e marcada por muita emoção para os 69 bacharéis em Direito que prestaram juramento e receberam a carteira para o início do exercício da atividade da advocacia.

Promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), a cerimônia foi muito prestigiada e contou com a participação da Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), de conselheiros e membros de comissões da OAB/SE, além dos familiares e amigos dos novos advogados.

A saudação de boas-vindas aos novos advogados e advogadas foi feita pelo secretário-geral da OAB/SE, Aurélio Belém do Espírito Santo. “É sempre uma emoção compartilhar esse momento com todos vocês e a mensagem que quero deixar é a de que precisamos mais do que nunca da advocacia. A advocacia precisa ter a devida noção da importância da invergadura e do seu papel social, da sua função social no Estado Democrático de Direito. Mais do que defender aqueles que nos confiam à defesa dos seus direitos através de uma procuração, nós temos o compromisso ético, temos o dever de defender a cidadania e a democracia. Cada um de vocês deve lembrar cada palavra repetida durante o juramento. Isso é o dever ético, assim como é dever ético defender as prerrogativas. Boas-vindas a todos e a todas, votos de sucesso e parabéns para cada um de vocês”, ressaltou.

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, também saudou os jovens advogados e advogadas ao afirmar que a advocacia é uma profissão para corajosos. “Vocês agora integram o sistema OAB. A Ordem não é só a advocacia, nós temos uma grande responsabilidade por estarmos inseridos na Constituição e isso aumenta o nosso papel, que não fica restrito apenas ao campo da advocacia porque é extensivo a justiça social. Vocês aqui prometeram defender a Constituição, o Estado Democrático de Direito e as prerrogativas da advocacia”, destacou.

Krauss salientou ainda que a OAB e a advocacia vêm sendo muito atacadas. Segundo ele, são nessas horas que a advocacia e a Ordem dos Advogados se sobressaem. “Passamos por tempos bem mais difíceis do que esse e a OAB continuou a sua história, história feita por nós advogados e advogadas e pela sociedade. Os advogados são a voz do cidadão, mas infelizmente alguns setores, principalmente setores de milícias virtuais querem calar essa voz. Atacam o Exame de Ordem, um instrumento que garante a mínima qualificação e responsabilidade para o profissional da advocacia defender o cidadão. Vamos defender as nossas prerrogativas”, conclama.

Presenças

Também estiveram presentes, a vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar,a conselheira federal Glicia Thais Salmeron de Miranda, o conselheiro da OAB/BA, Rui Carlos Rodrigues, diretor de Relação com o Interior do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Nathan Souza Martinez.