Comissões da OAB se reúnem com coordenação do Proerd para conhecer as ações do projeto

As Comissões de Direito Urbanístico e Ambiental e OAB vai à Escola e à Faculdade da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE) se reuniram com a Coordenação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar do Estado de Sergipe para conhecer as ações e a dinâmica do projeto.

Participaram da reunião a presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Ambiental, Robéria Silva Santos; a vice-presidente da Comissão OAB vai à Escola e à Faculdade, Livia Bezerra Oliveira de Santana; a coordenadora do Proerd em Sergipe, capitã Adriana Littig Oliveira de Carvalho; o instrutor do Proerd, soldado Filho, e o membro da Comissão de Direito Urbanístico e Ambiental, Gutemberg Santos.

De acordo com a presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Ambiental, Robéria Silva Santos, a Comissão OAB vai à escola está com um projeto que algumas comissões aderiram e a Comissão de Direito Urbanístico e Ambiental está participando. Segundo Robéria, a reunião com os representantes do Proerd teve como objetivo obter mais informações sobre o programa que eles desenvolvem nas escolas. “Nós queremos entender qual o planejamento necessário para fazermos um trabalho na escola de forma eficiente e inclusive científica”, revelou.

Direcionamentos

Robéria ressaltou ainda que o Proerd é um projeto desenvolvido pela Polícia Militar que trata de temáticas relacionadas à responsabilidade e emoção dos alunos. “Os representantes da Polícia Militar explanaram sobre o programa e nos deram alguns direcionamentos. Precisamos desenvolver um trabalho bom, com público diferenciado, cartilhas específicas para cada faixa etária. Ficamos maravilhados com o programa e sugerimos que fosse marcada uma próxima reunião com a participação de todas as comissões temáticas que vão fazer parte do projeto que será desenvolvido pela OAB”, afirmou.

A vice-presidente da Comissão OAB vai à Escola e à Faculdade, Livia Bezerra Oliveira de Santana, pontuou a reunião como muito importante porque possibilitou as comissões da OAB o conhecimento sobre o Proerd. “As duas comissões da OAB vão elaborar um projeto de educação ambiental nas escolas e esse encontro com os representantes da Polícia Militar foi para que tivéssemos informações e conhecêssemos a experiência deles dentro das escolas. Eles nos passaram a metodologia aplicada e para a gente foi riquíssimo. Saímos daqui fascinados com a magnitude e o primor do que é feito”, salientou.

Para o membro da Comissão de Direito Urbanístico e Ambiental, Gutemberg Santos, o trabalho do Proerd é uma importante referência para a OAB/SE, que tem através das suas comissões de Direito Urbanístico e Ambiental e OAB vai à Escola e à Faculdade a intenção de criar formas da Ordem ir à escola.

Proerd

“Trouxemos para conversar quem já tem o condão com o meio ambiente e envolvimento em diversos aspectos no que diz respeito à sociabilidade, que é a coordenação do Proerd da Polícia Militar. O Proerd desenvolve um trabalho muito bom nas camadas mais necessárias. Esse primeiro encontro foi exatamente para termos a noção de como devemos atuar não apenas no que diz respeito ao tema Proerd, mas como o programa atua”, ressaltou.

A coordenadora do Proerd em Sergipe, capitã Adriana Littig Oliveira de Carvalho disse que para ela foi uma honra participar da reunião e poder apresentar o Proerd. “Foi a primeira vez que nós apresentamos o Proerd para que ele seja utilizado como uma referência para a elaboração de um programa. Nós nos sentimos muito honrados porque a gente vê como uma forma de reconhecimento e valorização do nosso trabalho”, afirmou.

De acordo com a capitã Adriana Littig, o Proerd é um programa desenvolvido nos Estados Unidos e que foi trazido para o Brasil através da Polícia Militar do Rio de Janeiro e hoje é executado em todos os Estados brasileiros.

Habilidades socioemocionais

O programa começou a ser realizado em Sergipe em 2001 e segundo a capitã Adriana Littig não é qualquer policial militar que pode atuar em sala de aula. “O policial tem que passar por uma capacitação com duração de 80 horas, onde conhece toda a metodologia e material que é utilizado no programa, além de aprender a desenvolver todos os temas que são utilizados em sala de aula, e somente após isso é que poderá atuar nas escolas”, explicou.

De acordo com a coordenadora do Proerd, todo o programa trabalha habilidades socioemocionais, principalmente o autoconhecimento, alteridade, a comunicação assertiva, além de riscos, desafios e consequências, culminando com a tomada de decisão.

Nos 18 anos de existência, o Proerd já realizou mais de 80 mil atendimentos em sala de aula. “Nós atendemos o currículo da educação infantil, do 5º ano e do 7º ano de escolas públicas e particulares”, disse.