Em audiência pública, OAB/SE discute desafios à efetividade de políticas públicas em favor dos animais

Em alusão ao Dia Mundial dos Animais, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, realizou uma audiência pública que colocou em discussão os desafios à efetividade de políticas públicas em favor de seres não-humanos, buscando soluções para obstáculos que existem no Estado.

Entre os desafios relatados, a ineficiência das políticas de castração e de microchipagem nos municípios de Sergipe; a necessidade de criação de um hospital público veterinário; a infrutuosidade dos órgãos investigativos para apurar crimes cometidos contra animais; etc.

Idealizado pela Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, o debate contou com a presença de cidadãos, parlamentares e representantes de órgãos públicos. “Foi uma oportunidade de discutir questões muito importantes à causa”, diz a presidente da Comissão, Danielle Ferreira.

“Para melhor debater o tema, convidamos autoridades de órgãos públicos, parlamentares e representantes da sociedade. A partir da discussão, a Comissão fará os encaminhamentos para que possa colaborar na efetividade de políticas públicas no nosso Estado”, garante Danielle.

“A audiência foi salutar para identificação de dificuldades enfrentadas por servidores estaduais e municipais. Vimos pontos de convergência que serão essenciais para a garantia da defesa animal e um reflexo positivo na saúde pública”, considera o vice-presidente, Emanuel Matias.

Presenças

A mesa do evento foi composta pelo conselheiro do CRMV/SE, Max Weber de Menezes; pelo representante da SSP/SE, o comandante, Moisés Morais de Souza; o representante da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador, Lucas Aribé; o representante da UFS, o professor, Genésio Ribeiro; o diretor do Centro de Zoonoses de Lagarto, Francisco Almeida; e a representante da prefeitura de Itabaianinha e médica veterinária, Stephane Teles. Também estiveram presentes no evento, o secretário de agricultura do município de Nossa Senhora do Socorro; os representantes dos deputados estaduais, Georgeo Passos e Kitty Lima; e a miss Itabaiana, Cristália Oliveira, que fez a leitura de uma carta de reflexão sobre os direitos dos animais.