Prefeitura de Itabaiana apresenta à OAB/SE encaminhamentos para construção de Posto de Saúde Animal

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais e da Comissão Regional de Itabaiana, averiguou os encaminhamentos para a construção do Posto de Saúde e Casa de Acolhimento Animal de Itabaiana. Em julho deste ano, a entidade havia cobrado à Prefeitura do município melhorias para o abrigo de animais da cidade.

À época, durante o encontro, o prefeito, Valmir de Francisquinho, entendeu a importância da causa animal e apresentou o projeto para criação do posto de saúde. A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, Danielle Ferreira, conta que a Ordem em julho havia procurado a Prefeitura devido à situação alarmante dos animais no abrigo.

”Na época, o projeto estava no setor de licitações e nesta segunda-feira, 07, foi assinada a ordem de serviço. Reconhecemos a importância dessa obra para o município uma vez que políticas públicas em favor dos animais serão sempre bem-vindas. Sergipe é um estado que precisa avançar muito no que diz respeito aos direitos dos animais”, considera Danielle.

De acordo com ela, o projeto apresentado é inovador e tem o apoio da OAB. “Salientamos também que a Comissão, juntamente com a Regional Itabaiana, continuará acompanhando o caso do abrigo, inclusive as obras de melhorias que foram anunciadas na reunião de julho”.

O presidente da Comissão Regional de Itabaiana, Leonardo Chagas, avalia que o projeto resolverá um grande problema local. Segundo o representante da advocacia da Região Agreste, a obra do Posto de Saúde e Casa de Acolhimento ao Animal estava orçada em um investimento de aproximadamente 500 mil reais de recursos próprios do município.

“No local, serão realizadas pequenas cirurgias, castração, além da possibilidade dos animais recolhidos nas ruas passarem por um período de tratamentos para serem encaminhados para adoção. É com muita alegria que vemos esse projeto sendo efetivado”, pondera Leonardo.