Investimentos para projetos e atividades culturais em Aracaju são pautas de reunião na OAB/SE

Os investimentos para desenvolvimento de projetos e ações culturais em Aracaju foram temas de reunião realizada entre integrantes da Comissão de Promoção Cultural da OAB, do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD) e da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

Na ocasião, além de discutirem sobre os desafios para potencializar e desenvolver atividades culturais no município, os representantes do NPD e da Funcaju apresentaram o levantamento – relativo de janeiro a setembro deste ano – de recursos contabilizados para projetos em 2019.

Na avaliação da coordenadora do Núcleo, Graziele Ferreira, dentro do âmbito do audiovisual, dois importantes investimentos são relativos ao Edital de Oficinas Audiovisuais, lançado em agosto, e ao Edital de Demanda Espontânea, com resultado divulgado em 27 de setembro.

“Em 2017, a Funcaju chegou a ficar sem energia porque não havia recurso. Agora, estamos começando a respirar com avanços importantíssimos. Pela primeira vez se estabelece uma política pública de editais, que pretendemos colocar como uma política de cultura”, abalizou.

Nino Karvan, diretor de arte e cultura da Funcaju, explicou que os recursos são investidos sob dois vieses: fomento (apoio a agentes da cena cultural com custeamento para representação em festivais) e difusão (realização de ações e projetos como editais, mostras, oficinas, etc).

“O apoio funciona, por exemplo, através do pagamento de hospedagens, passagens aéreas e cachês para representação em festivais, prêmios, etc”, contou. Segundo o levantamento apresentado, um exemplo foi o custeio, em maio, de passagens a dois cineastas sergipanos.

O representante do órgão alegou que, em audiovisual, por exemplo, o investimento de 2019 já foi cotado em cerca de R$ 150 mil, distribuídos em ações como o II Prêmio Marcelo Déda, o curso “Laboratório de Imersão Criativa e Sensibilização Autoral para Cinema”, entre outros.

Em relação ao enfrentamento de desafios para potencializar e desenvolver atividades culturais no município, a coordenadora do NPD e o diretor de arte da Funcaju citaram a busca dos órgãos em fomentar o uso e a ocupação da população do centro histórico de Aracaju.

“Dois projetos prioritários da prefeitura são a revitalização do centro histórico e a ocupação cultural. Nesse âmbito, existem dois programas: de fomento (editais) e de formação (cursos). O “Ocupe a praça” e a “Quinta instrumental” são os principais eventos”, explicou o diretor.

“A gente enfrenta um problema antigo: a população não se via dona do centro cultural para ocupar e visitar, mas lá possui sala de exibição, teatro, há mostras e esse dois projetos servem para fazer com que a população tenha acesso a esse espaço”, considerou a coordenadora.

Ao final do encontro, o presidente da Comissão Cultural da OAB/SE, Adão Alencar, avaliou a reunião como relevante, afirmando que o diálogo entre a OAB, os órgãos públicos e a sociedade é importante e faz parte da missão da entidade de estar atenta à gestão pública.

Também estiveram presentes à reunião, a integrante da Comissão de Promoção Cultural da OAB/SE, Lara Aguiar, e o procurador, Luiz Augusto; além de membros do Fórum Permanente de Audiovisual de Sergipe, que já haviam se reunido com a Comissão, no dia 19 de setembro, para debater sobre os desafios do segmento e os investimentos do município em cultura.