OAB/SE entrega prêmios aos vencedores do IV Concurso Cultural de Desenhos, Pinturas e Poesias da Infância e Juventude

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE) realizou nesta quinta-feira, 31, a entrega da premiação aos vencedores do IV Concurso Cultural de Desenhos, Pinturas e Poesias da Infância e Juventude. O auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) ficou lotado de crianças, adolescentes, familiares, professores e gestores de diversas entidades.

A solenidade foi aberta pela presidente da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude, Acácia Gardênia Santos Lelis. Logo após, houve a apresentação cultural do Grupo de Percussão Lateiros Curupira, formado por crianças e adolescentes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Maria Diná Menezes, localizado no Bairro 17 de Março.

De acordo com Acácia Gardênia Santos Lelis, o concurso promovido pela Comissão dos Direitos da Infância, Adolescência e Juventude da OAB/SE, foi destinado aos estudantes de escolas públicas, do ensino fundamental e médio do Estado, além de crianças e adolescentes inseridos em projetos da sociedade e entidades do terceiro setor.

Segundo ela, os candidatos puderam participar em uma das três categorias oferecidas – desenhos, pinturas e poesias – por faixa etária: crianças de 6 a 10 anos; crianças e adolescentes de 11 a 14 anos e adolescentes de 15 até 18 anos incompletos.

Conforme a presidente da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude, 40 crianças e adolescentes foram premiados. Os estudantes selecionados receberam medalhas, certificados e, no final, participaram de um sorteio. “Esse concurso é muito importante porque os estudantes se sentem protagonistas e incentivados. Aqui a gente descobre diversos talentos”, afirmou.

Acácia Lelis revelou ainda que através dos trabalhos artísticos, as crianças e adolescentes conseguem demonstrar as inquietudes, aquilo que sentem e a sua visão de mundo. “São obras belíssimas e as melhores foram selecionadas por meio de uma comissão de artistas, que fez a avaliação dos trabalhos”, ressaltou.

Satisfação em participar

No concurso estiveram presentes estudantes de inúmeras escolas da capital e do interior de Sergipe. “Tivemos inscritos alunos de escolas da Barra dos Coqueiros, Areia Branca, São Cristóvão, Itabaiana, Frei Paulo, entre outros municípios”, afirmou.

A estudante, Kawane Jennefer Santos de Freitas, 14 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Tancredo Neves, no Bairro Ponto Novo, em Aracaju, e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Maria Diná Menezes, ficou classificada em 1º Lugar na modalidade Desenhos e Pinturas, da faixa etária de 11 a 14 anos. O desenho dela retratou uma parada gay. Além do desenho, Kawane também fez uma frase: “Todos podemos ser como queremos ser. Aceite, respeite o ser”. “Fiquei surpresa com a premiação. Fiquei feliz, foi muito bom”, afirmou.

A pequena Jéssica Rodrigues dos Santos, 6 anos, da Unidade de Educação Pré-Escolar Vovô Menininha, de Areia Branca, desenhou uma família e foi premiada com a Menção Honrosa na modalidade Desenhos e Pinturas, na faixa etária de 6 a 10 anos. “Estou muito feliz”, disse.

A tia de Jéssica disse que a sobrinha quis mostrar no desenho a importância da família que ela tanto ama, a avó, a mãe, os tios. “Ela é uma menina exemplar, estudiosa, presta atenção nas aulas e se dedica muito”, afirmou orgulhosa Priscila Pinto.

A professora de Jéssica, Aglaé Oliveira Passos, disse que a aluna é muito carinhosa e apegada a família por isso a retratou no desenho. “Muito gratificante para nós, uma menina de apenas 6 anos ser reconhecida numa instituição tão exemplar, tão séria e que defende os direitos da criança e do adolescente como é a OAB/SE. Hoje ela pode não ter noção do que está acontecendo, porém mais tarde ela vai saber e tenho certeza que se orgulhará dela mesma”, salientou.