Estreitamento de laços com o Poder Judiciário: OAB/SE presente em ações do Tribunal de Justiça

Reafirmando a importância da união entre as instituições jurídicas, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, participou de duas ações promovidas pelo Tribunal de Justiça: a reabertura do Memorial do Poder Judiciário e o XI Encontro Anual do Planejamento Estratégico.

O diretor-tesoureiro da OAB/SE, David Garcez, representou a entidade nas duas ocasiões. A reabertura do Memorial ocorreu no dia 31 de outubro e o XI Encontro foi realizado no dia 1º de novembro. Para ele, a presença da Ordem é vital para manter o diálogo entre os órgãos.

Memorial

O Memorial do Poder Judiciário foi reaberto ao público no dia 31 de outubro com um novo projeto museográfico. Além do diretor-tesoureiro da Ordem, também estiveram presentes a conselheira federal, Adélia Pessoa, e a conselheira seccional, Maria do Carmo Déda.

O diretor Tesoureiro da OAB/SE, David Garcez, parabenizou o Tribunal pelas novas instalações. “O fortalecimento da cultura jurídica é um dos pilares da Ordem dos Advogados do Brasil, assim a reabertura do Memorial engrandece o patrimônio cultural sergipano na medida em que resgata a história jurídica do nosso Estado, bem como enaltece grandes referências do Direito, como Tobias Barreto”.

Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, considerou, em seu discurso, que a reabertura do local representa, sobretudo, o fortalecimento da cultura e do sentimento de pertencimento. “O Memorial guarda a memória jurídica do Estado e repagina nossa história, mostrando para o futuro o trabalho do Tribunal de Justiça e a cultura do nosso Estado. O Memorial, que foi inaugurado em 2004, agora reabre suas portas mais bonito e com inovações”, destacou.

Um das duas exposições temporárias abertas durante a solenidade possui o tema “Tobias Barreto: vida e representações”, que tem um acervo documental, artístico e bibliográfico do jurista sergipano que, no mês de junho, completou 180 anos de nascimento. São quadros, gravuras, processos, documentos e painéis com textos de Adélia Pessoa, Jackson da Silva Lima, José Lima Santana, que relatam fatos da trajetória de Tobias Barreto.

XI Encontro Anual do Planejamento Estratégico

Representando a entidade, o diretor-tesoureiro da OAB participou ainda do XI Encontro Anual do Planejamento Estratégico, realizado na sexta-feira, 01. Sob o tema ‘Governança pública: liderança e gestão’, o evento reuniu magistrados, gestores dos macrodesafios e servidores.

A primeira palestra foi ministrada pelo desembargador, Edson Ulisses de Melo, que falou sobre o Comitê Gestor do Planejamento Estratégico. De acordo com ele, “o Comitê prepara o futuro do Tribunal, estabelecendo critérios e objetivos para garantir a continuidade de uma gestão”.

O aprimoramento da Gestão da Justiça Criminal foi o tema da apresentação da juíza auxiliar da presidência do TJSE, Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade. “Com relação aos processos, a grande novidade deste ano foi a implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificado”.

A conciliação e a justiça restaurativa também foram temas discutidos durante o encontro. A gestora do macrodesafio “Adoção de Soluções Alternativas de Conflitos” e juíza, Maria Luiza Foz Mendonça, destacou a importância das capacitações e parcerias.

“Focamos muito em capacitação e esse é um dos maiores fatores do nosso sucesso. Também desenvolvemos muitos processos em parceria com várias entidades, inclusive de ensino”, explicou, lembrando que o TJSE teve, em 2018, o segundo melhor índice de conciliação.

Durante o evento, foram exibidos vídeos institucionais sobre governança dos macrodesafios, produzidos pela diretoria de comunicação do TJSE. No encerramento, o público foi agraciado com uma apresentação do Coral Cantar das Águas, com participação do cantor Zéq’ Oliver.