Comissões participam de eventos na Câmara Municipal de Aracaju

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe participou na semana passada de dois debates promovidos pela Câmara Municipal de Aracaju em torno dos temas: Feminicídio e Prevenção de Saúde do Homem.

A secretária da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Conselheira Seccional , Bruna Menezes , argumentou que o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo  e em virtude do crescimento alarmante dos casos de feminicídio é de suma importância falar sobre o tema constantemente.

“Na Audiência Pública promovida pela vereadora Emília Corrêa, foi divulgado que só em Sergipe, de acordo com a pesquisa mais recente realizada pelo 13º Anuário de Segurança Pública, através do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no final do primeiro semestre deste ano, apontam o maior crescimento da taxa de feminicídios por 100 mil mulheres no comparativo de 2017/ 2018. Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a taxa subiu de 0,5 para 1,4, um aumento de 163,9%. No ano de 2017, foram seis casos e 16 em 2018. Já em 2019, foram registrados 12 crimes. Os dados são alarmantes e nós da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher nos somamos à causa para desenvolver ações de combate à violência contra a mulher”, afirmou Bruna.

Durante a sessão especial sobre a Prevenção de Saúde do Homem, a membro da Comissão de Direito Médico e Saúde da Seccional Sergipe, Cândida Regina Braz, parabenizou o vereador Dr. Gonzaga por promover a sessão com esclarecimentos importantes sobre o tema.  O médico e coordenador do Programa Estadual de DST/AIDS, Dr. Almir Santana, e o diretor do Hospital do Rim de Sergipe, o médico urologista, Dr. André Yoichi falaram sobre a importância das mulheres no incentivo aos parceiros a se prevenirem.

“Só em 2018 foram registrados 68 mil casos de câncer de próstata, matando cerca de 14 mil pessoas. Precisamos conscientizar a população masculina que a visita periódica ao médico é importante. Nós da Comissão de Saúde apoiamos essa causa e fazemos um apelo para que a população masculina de Sergipe fique atenta as campanhas de prevenção de doenças”, ressaltou Cândida.