Representantes da OAB recebem Medalha Dom Távora

A semana começou com uma homenagem especial a dois profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe. A Conselheira Federal da OAB e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Adélia Moreira Pessoa e o Presidente da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra em Sergipe, Ilsver Matos, foram reconhecidos nesta segunda-feira, 9, pela Assembleia Legislativa de Sergipe por suas atuações e esforços para a promoção e a defesa dos Direitos Humanos no Estado. Por meio da Comissão de Direitos Humanos da Casa Legislativa os advogados foram condecorados com a Medalha de Direitos Humanos “Dom José Vicente Távora”.

A vice-presidente da Seccional Sergipe, Ana Lúcia Aguiar, participou da cerimônia representando o Presidente da instituição, Inácio Krauss, que cumpre agenda em Brasília, esta semana. Ana Lúcia ressaltou que Dom Távora foi um gigante na defesa dos direitos humanos principalmente em momentos negros, momentos de tortura, como foi a época da ditadura militar. Para ela ver membros da OAB ostentar essa medalha é a certeza de trilhar os caminhos e ensinamento de grandes heróis que levantaram a bandeira dos Direitos Humanos, a exemplo dele, Dom Távora, de Dom Helder Câmara,Dom Evaristo Arns,Dona Zilda Arns, Dona Bebé,Tia Rute,entre outros grandes gigantes em sua opinião, que encorajam a advocacia.

“A bandeira da defesa dos direitos humanos é a bandeira da OAB, nós advogados e advogadas temos o dever de defender os direitos humanos, defender a vida, defender a dignidade da pessoa humana. Então, Dra. Adélia é referência nessa luta, professor Ilsver dispensa palavras, não temos como qualificá-lo, tamanha sua competência, sua capacidade na luta dos direitos humanos. É referência nacional e mundial, é orgulho para a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Sergipe, de ter na sua história, de ter na sua casa, honrosos advogados e advogadas que impõem, que tem essa bandeira empunhada nesse trabalho hercúleo que é do enfrentamento e é de levar a dignidade da pessoa humana. Essa tarde é coroada de muito orgulho,de muita gratidão a Assembleia, a professora, advogada e ex-deputada estadual, Ana Lúcia Vieira Menezes, que é autora dessa tão honrosa medalha”, afirmou.

A Conselheira Federal da OAB e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Adélia Moreira Pessoa abriu seu discurso citando a Declaração dos Direitos Humanos. Ela agradeceu a indicação da deputada Kitty Lima (Cidadania) e aos deputados que aprovaram a proposta. “Dizem que a gratidão é a memória do coração e, conforme Tobias Barreto, Gratidão é a virtude da posteridade. Ou no meio jurídico, Gratidão é uma dívida que não prescreve. Confesso que procurei e não encontrei vocábulos que fossem capazes de expressar a minha alegria pelo recebimento desta Medalha que tem um especial significado para mim, pois direcionada aos que lutam pelos Direitos Humanos. E assim aqui venho, despida das vestes luxuosas da linguagem, para dizer-lhes que recebo, com orgulho, esta honraria que me dará novo estímulo para continuar a caminhada e, nessa data tão significativa. Refiro-me ao Dia Mundial dos Direitos Humanos, a ser celebrado no dia 10 de dezembro, rememorando os 71 anos da Declaração Universal dos Direitos da Pessoa Humana, que o Brasil subscreveu, a proclamar, já em seu preâmbulo, que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo. É preciso repetir sempre o que solenemente estampa o Artigo 1º da Declaração Universal das Nações Unidas: Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade. Que esta honraria que hoje recebo possa trazer-me mais ânimo e disposição para continuar a caminhada em prol dos direitos humanos, levando comigo o legado de Dom José Vicente Távora”.

O Presidente da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra em Sergipe, Ilsver Matos externou sua felicidade em poucas palavras. “Estou muito feliz em ser um dos homenageados com essa medalha. Ser reconhecido é muito importante, é uma forma especial de consideração ao que você faz, ao que produz, ao que acredita. Agradeço ao deputado Iran Barbosa pela indicação e à Alese pela concessão da honraria”, disse.