Representantes de Comissões da OAB/SE recebem comenda Jacinta Clotilde do Amor Divino

A última quinta-feira, 5 de dezembro, foi especial e de muita emoção e reconhecimento para as advogadas Valdilene Oliveira Martins, vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e Clarissa Marques Santos França, presidente da Comissão de Direito Médico e Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE). Elas receberam na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a Comendas Jacinta Clotilde do Amor Divino.

Na Sessão Especial promovida pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Alese foram entregues não apenas a Comenda Jacinta Clotilde do Amor Divino como também a Comenda Senador Abdias Nascimento, que homenageou homens que se sobressaíram na luta pela consciência negra. As Comendas foram entregues pelos deputados Kitty Lima (Cidadania) e Iran Barbosa (PT).

A cerimônia de outorga da comenda contou com a participação do presidente da OAB/SE, Inácio Krauss. Na oportunidade, o presidente da Seccional da Ordem em Sergipe ressaltou a importância da homenagem e parabenizou a Alese pela iniciativa e as duas representantes das comissões da OAB pelo recebimento da honraria.

“Essa data é muito significativa, a entrega dessa comenda a personalidades sergipanas que se destacaram pela empoderamento feminino. A OAB dá apoio à causa da mulher e a luta do negro contra o racismo e todo tipo de discriminação e violência”, afirmou.

A vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Valdilene Martins, revelou que ficou muito feliz em receber a comenda. “Eu atuo como ativista negra no recorte de mulher, um ativismo intenso porque de todas as violências que existem a mulher negra é a mais atingida. Essa homenagem para mim é muito significante porque me estimula mais ainda a trabalhar por essas mulheres que estão na base da pirâmide e por esse povo, que é o meu povo preto que não é reconhecido como deveria”, ressaltou.

A presidente da Comissão de Direito Médico e Saúde, Clarissa Marques destacou a importância de receber a comenda. “É um reconhecimento em relação a toda militância que faço em relação à igualdade racial e também demonstra a relevância da discussão que vem sendo feita do racismo e todos os problemas que isso gera no Estado sergipano, principalmente no que se refere as mortes e a falta de oportunidade da população negra. Enquanto mulher negra acho muito importante esse reconhecimento.

O deputado Iran Barbosa disse que as duas comendas foram entregues a homens e mulheres negros que se destacam por sua luta na organização do movimento negro no Estado de Sergipe e na resistência negra. “Nos estamos saindo do mês de novembro, que tem encravado o Dia da Consciência Negra e é fundamental que a casa mantenha o respeito e o reconhecimento as figuras sergipanas que se destacam na resistência ao preconceito, ao racismo e a discriminação por isso a importância da outorga dessa comenda.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alese, deputada Kitty Lima, salientou que o posicionamento dos homenageados contribuiu, e contribui, para uma sociedade mais justa e igualitária, reconhecendo o verdadeiro papel do povo negro na construção da história da humanidade.

“Infelizmente vivemos em uma sociedade onde o preconceito, seja ele de raça, religião ou cultura, ainda predomina. Mas o que temos visto ao longo dos anos são pessoas aguerridas que arregaçam as mangas e lutam contra qualquer forma de opressão, e hoje estamos aqui para homenagear essas pessoas maravilhosas que fazem a diferença, guerreiras e guerreiros que valorizam a cultura afro-brasileira. Hoje meu coração é só orgulho e alegria”, declarou.

Homenageados

Foram homenageadas com a Comenda Jacinta Clotilde do Amor Divino Valdilene Oliveira Martins, Clarissa Marques Santos França, Iza Jackeline Barros da Silva, Verônica Souza de Paiva, Edinéia Tavares Lopes, Eufrozina Amélia Guimarães (in memoriam), Ligia Maria da Silva Borges, Silvania Correia de Moura, Sônia Oliveira Santos e Tereza Cristina Santos Martins. Já a comenda Senador Abdias Nascimento foi entregue a Alexis Magnum Azevedo, João Bosco Santos, Carlos Augusto Santos da Conceição, Cícero dos Santos (in memoriam), Djenal Nobre (In memoriam), Paulo Victor Purificação Melo e Robson Anselmo Santos.