OAB/SE participa da 1ª Conferência Nacional de Direito LGBTQI+

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OSAB/SE) esteve presente nos últimos dias 5 e 6 deste mês, na sede da OAB/CE, em Fortaleza, Ceará, da 1ª Conferência Nacional de Direito LGBTQI+. A presidente da Comissão de Direitos LGBTQI+ da OAB/SE, Mônica Porto Cardoso, participou do evento como palestrante e abordou o tema “Solidariedade Intersexo”.

O objetivo da Conferência foi gerar o debate entre a sociedade e os palestrantes presentes, abordando temas de extrema relevância social e jurídica, com o intuito de contribuir com uma sociedade mais igualitária para todos, sem quaisquer distinções.

O evento contou com a presença da secretária-geral da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero da OAB Nacional, Chyntia Barcellos, e de presidentes de comissões LGBTQI+ de outras regionais da Ordem dos Advogados do Brasil.

De acordo com a presidente da Comissão LGBTQI+ da OAB/SE, Mônica Porto, a Conferência foi muito esclarecedora. “O evento tratou de toda sopa de letrinhas como a gente costuma falar e tinha um público diversificado composto por advogados e de outras áreas do conhecimento, tinha também pessoas que não eram LGBTs, então nós conseguimos realmente desconstruir algumas cabeças, para que algumas pessoas conseguissem entender um pouquinho do nosso mundo, por mais que a vivência fosse totalmente diferente, mas foi muito esclarecedor”, ressaltou.

Mônica salientou ainda que foram construídas propostas para serem colocadas em prática no próximo ano. “Projetos voltados para escolas e para o público adolescente, porque o maior problema que a gente vê é com relação aos pais, e também projetos para os pais”, afirmou.

O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, destacou a importância do tema na sociedade. “A gestão 2019-2021 da OAB Ceará reafirma o compromisso de inclusão e de estar sempre lutando por uma sociedade mais igualitária e justa. Aqui há espaço para tudo e todos, estamos lutando para propiciar mais inclusão e, claro, dar voz e vez às pautas que precisam ser debatidas, pois, há nelas, uma grande importância de discussão”, declarou Dantas.

O coordenador Especial de Políticas Públicas para LGBT do Ceará, Narciso Júnior, afirmou que o evento é um marco da militância e no fortalecimento das políticas públicas LGBTQI+ do Ceará. “Nosso país retrocede nessas discussões, retrocede na implementação dessas políticas. Então, a OAB se coloca como um órgão de extrema importância para ampliar esse debate e fazer com que não só os advogados, mas toda a sociedade tenham um olhar de como é importante debater os direitos humanos da população LGBTQI+ e garantir a vida dessas pessoas”, declarou Narciso Júnior, que participou como palestrante do painel “Diálogos Sobre Políticas de Saúde LGBTQI+”.