OAB comemora a chegada de mais 37 advogados na regional do agreste

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE) realizou na última quinta-feira, 13, no auditório da Regional de Itabaiana, a solenidade de compromisso dos jovens advogados. A prestigiada cerimônia foi marcada por muita emoção e contou com a participação da Diretoria da Seccional, de representantes do Conselho e de comissões temáticas da Ordem, dos familiares e amigos dos novos advogados.

A presidente em exercício da OAB/SE, Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar, abriu o evento dando as boas-vindas aos jovens advogados e advogadas e falou da alegria de recebê-los nos quadros da Seccional. “Desejo que vocês exerçam a profissão com muito amor, com muita altivez, defendendo a nossa instituição e principalmente o direito dos cidadãos, a Constituição e o Estado Democrático de Direito. Sabemos que este é um momento muito especial, sabemos também que a caminhada não foi fácil, mas que vocês tiveram ao lado em todos os obstáculos e percalços a família que é a nossa base maior, o nosso apoio e o nosso alento, então esse é um dia de vitória e também de muita alegria e agradecimento. Em nome dos familiares eu dou as boas-vindas aos novos advogados e advogadas”, ressaltou.

Ana Lúcia também destacou a relevância do papel do advogado que é indispensável à administração da Justiça. “Sem a advocacia não há justiça e é essa profissão que vocês estão abraçando hoje e é nesta instituição forte, a OAB, que vocês estão ingressando. A nossa instituição em recente pesquisa foi considerada como a de maior confiança para os brasileiros. Por isso que nós cada dia temos que ser mais unidos, aguerridos e destemidos para defender os cidadãos, os nossos clientes, o nosso País, a nossa Constituição e a nossa democracia”, declarou.

O secretário-geral da OAB/SE, Aurélio Belém do Espírito Santo, antes de fazer o chamamento nominal dos novos colegas para receberem o kit de boas-vindas, passou-lhes uma breve mensagem baseada na ética, técnica e coragem. “A nossa profissão se funda em um tripé, que é sustentáculo para uma carreira profícua: o rigor ético, a técnica apurada e a coragem, já que o saudoso mestre Sobral Pinto nos advertiu que “a advocacia não é profissão para covardes”, enfatizou.

O presidente da Comissão Regional de Itabaiana, Leonardo Barros Chagas, saudou aos novos colegas e destacou o número significativo de novos advogados e advogadas que prestaram compromisso na solenidade. “Essa solenidade não só em relação a Itabaiana, mas a todo o interior, foi a que mais recebeu colegas, um número que a gente entende importante porque são 36 novos colegas que se unem a Regional para defender a advocacia”, salientou.

Em nome do Conselho Seccional o representante da Escola Superior de Advocacia (ESA) na Regional de Itabaiana, Anderson Rezende, e o Conselheiro Seccional e Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Robson Barros, passaram a mensagem de boas vindas.

Robson lembrou a história e o papel da Ordem e o compromisso da instituição na defesa da advocacia, do Estado Democrático de Direito e dos direitos humanos. Ele ressaltou ainda a última pesquisa realizada no País que colocou a OAB como a instituição da sociedade civil de maior confiabilidade no Brasil.

Anderson se emocionou ao ver os novos advogados ingressando na OAB. “Remete-me ao dia 25 de janeiro de 2016 quando estava na mesma condição de vocês, com as mesmas angústias e indagações sobre como seria o percurso na advocacia. O que eu digo a vocês é que tenham coragem de vencer, de prosseguir e de serem humanos principalmente na advocacia. Não se deixem abalar pelo que está acontecendo no âmbito jurídico, não há profissão acima de nós e nem abaixo de nós, a advocacia está equiparada, temos a mesma envergadura profissional de promotores, de juízes e dos demais funcionários. Não esqueçam que a OAB é a casa de vocês e quando se sentirem prejudicados e suas prerrogativas forem violadas não hesitem porque vocês não estarão sozinhos”, salientou.

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade o diretor-tesoureiro, David Dias Garcez de Castro Dória; o conselheiro seccional e vice-presidente da Comissão de Prerrogativas, João Francisco dos Santos Filho; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Leão Magno Brasil Junior; e o representante do Conselho da Jovem Advocacia da Regional de Itabaiana, Jonathas Lima.

Todas as fotos do evento estão disponíveis na Fanpage da OAB Sergipe no facebook.