Ciclo de palestras aborda luta em defesa dos animais sob a perspectiva da necessidade de união

Estimular e evidenciar os benefícios da união entre defensores da causa animal foram motes levantados pelo ciclo de explanações promovido nesta sexta-feira, 28, pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais.

O evento teve o propósito de ressaltar a missão, os métodos de atuação e a importância das entidades federativas de proteção animal – além de incentivar protetores e ONGs à congregação em torno de uma Federação, em busca, sobretudo, de maior fortalecimento.

A presidente da Comissão, Danielle Ferreira, afirma que o tema é imperioso, tendo em vista os contínuos avanços da proteção animal. “Esse é um assunto importante. Apesar de haver muita gente trabalhando na causa, muitos não sabem os benefícios de associar-se a uma entidade”.

“É um tema mais que necessário, principalmente diante de um movimento de defesa animal que só tem crescido. A gente sabe que os direitos dos animais estão sendo reconhecidos a cada dia mais e esse tema também faz parte dessa evolução”, considera a presidente.

No evento, ministraram palestras o presidente da Federação das Associações Organizadas da Sociedade Protetora dos Animais (FAOS) da Bahia, Carlos Ferrer, e a vereadora e ativista pelos animais em Salvador, Ana Rita Tavares.

“É necessário ressaltar a importância que uma federação tem para a promoção de políticas públicas de atenção aos animais em todo Brasil. As FAOS estão crescendo em muitos estados, como Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco”, conta Calor Ferrer.

“Nosso intuito é ampliar essa rede de proteção aos animais para todo país. A federação é uma congregação de diversas outras entidades que visa ter visibilidade e fazer pressão popular para que o Estado e a sociedade possam enxergar os animais como seres sensientes”, completou.

Segundo Ferrer, um dos principais objetivos da Federação é prestar assessoria jurídica. “O papel principal é arregimentar forças e conhecimentos. Há entidades de proteção que ainda não estão registradas em cartório e a gente as ajuda para criação de estatuto, ata, etc”.

Na avaliação do vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/SE, Emanuel Matias da Silva, o maior benefício em entidades, ONGs e protetores independentes se agregarem a Federações é a obtenção de maior autonomia e poder de alcance.

“Para que a gente tenha visibilidade no Brasil por inteiro nós precisamos estar unidos. As federações, por exemplo, fazem com que a nossa voz ecoe cada vez mais longe, com um alcance e conquistando benefícios de ordem federal, para o país inteiro”, considera Emanuel.