Na vanguarda pela justiça social no Estado, OAB/SE empossará Comissão de Igualdade Racial

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, empossará, neste mês, a Comissão de Igualdade Racial. O órgão será composto por advogadas e advogados negros e atuará em prol do combate à discriminação, da defesa da efetivação da igualdade de oportunidades e do salvaguardo dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos.

Em reunião com o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, e a vice-presidente da entidade, Ana Lúcia Aguiar, integrantes da Comissão discutiram nesta terça-feira, 10, os encaminhamentos para a posse do órgão, que acontecerá ainda no mês de março. A Comissão será presidida pela advogada, Monalisa Dijean, que ressalta a importância da representatividade na Ordem.

“A Comissão vai trazer, sobretudo, representatividade. Fará com que advogados e advogadas negros se sintam representados dentro da instituição. Presidir esse grupo traz um sentimento de vitória. Desde quando eu estudava para o Exame de Ordem, olhava as comissões e o site da OAB e não via representação da minha cor e raça. Sinto-me hoje lisonjeada”, considerou.

A vice-presidente da Comissão será a advogada, Clara Arlene Ferreira. “Trata-se de grupo de advogados e advogadas negros unidos em Sergipe com a proposta de realizar trabalhos em prol não só da advocacia, mas também da população negra do Estado. Essa é uma medida de imensa importância para todos nós”, afirmou Clara.

Para o advogado, Wesley Santana Santos, que ocupará o cargo de secretário-geral da Comissão, a posse será um grande passo. “A dimensão dessa conquista é enorme. Proporcionará a questão do pertencimento: advogados e advogadas perceberão que nossa entidade também é composta por pessoas negras. Isso dará um grande acolhimento”.

“É motivo de grande orgulho para nossa gestão empossar essa Comissão. Com toda a certeza, os integrantes atuarão de forma exímia, com apoio integral da diretoria. Estamos verdadeiramente transformando um pouco o rumo da trajetória da OAB”, disse o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss.