OAB/SE entrega novas carteiras para 41 advogados

A sexta-feira, 13, foi muito especial e emocionante para os 41 jovens advogados e advogadas que receberam as carteiras que os habilitam para o exercício profissional. A solenidade realizada no Plenário da Seccional da Ordem dos Advogados em Sergipe foi bastante prestigiada e contou com a participação da Diretoria da OAB/SE, de familiares e amigos dos novos advogados.

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, deu as boas-vindas aos jovens advogados. “Sejam todos bem-vindos, após a solenidade de compromisso vocês serão os mais novos advogados e advogadas aptos a atuarem em todo o território nacional. Parabéns também aos familiares que acompanharam essa caminhada de vocês até aqui”, afirmou.

Krauss disse ainda aos novos advogados para que nunca esqueçam o compromisso. “Nós temos nossos credos, nossas religiões, nossas orações, mas esse compromisso de defender a democracia, fortalecer o Estado Democrático de Direito, a Constituição e atuar com ética é fundamental”, ressaltou.

O presidente revelou também que é muito triste quando se vê advogados e advogadas atentando contra a advocacia, contra a Constituição, desfazendo tudo o que foi dito quando receberam a credencial. “Nossa profissão não é melhor nem pior do que nenhuma outra, mas temos uma responsabilidade maior. Nossa profissão é citada no mínimo cinco vezes na Constituição, e além do compromisso com advocacia nós temos o compromisso social, então a OAB é a instituição de vocês, mas além de ser a casa advocacia é também a casa da cidadania, a casa da democracia”, declarou.

A vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar, saudou a todos os novos colegas advogados e advogadas e aos familiares. “Sabemos que não chegaríamos onde estamos se no nosso porto, no nosso apoio, não estivessem os nossos familiares. São eles que nos dão as mãos e nos apoiam nos momentos de dificuldades. A trajetória que vocês enfrentaram para estarem aqui recebendo essa credencial com certeza foi de muita luta, de muitos obstáculos. Esta vitória é de vocês e também dos familiares que os apoiaram até aqui”, salientou.

Ana Lúcia destacou ainda que os novos advogados estavam ingressando na instituição mais respeitada do País, a Ordem dos Advogados do Brasil. “Como bem disse o presidente Inácio Krauss, a nossa profissão não é diferente das outras, mas há um grande diferencial porque somos nós advogados e advogadas que estamos nas trincheiras de luta e na defesa dos direitos dos cidadãos. Devemos seguir os nossos preceitos, o juramento, porque ele é a nossa cartilha diária, é o Pai Nosso da advocacia, não podemos deixar de obedecer como juramento. A advocacia como disse o nosso saudoso Sobral Pinto não é profissão para covardes. Não tenham medo de enfrentar, de defender com ética e com altivez os clientes de vocês, a sociedade, e saibam que no momento em que vocês estiverem as prerrogativas de defesa violadas é aqui nessa casa que vocês encontrarão todo o apoio para defendê-los”, asseverou.

CAASE

Inácio Krauss convidou a todos os novos advogados a participarem das comissões temáticas, da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), braço social da OAB e da Escola Superior de Advocacia (ESA), braço educacional da Ordem e o Conselho Estadual da Jovem Advocacia.

A presidente da CAASE, Hermosa França, falou sobre os benefícios da Caixa de Assistência não só para a advocacia como também para os familiares. “A CAASE é o braço social da OAB, é quem acolhe e aconchega o advogado, a advogada. Temos diversos serviços e benefícios, entre eles, consultório odontológico na nossa sede e nas Regionais de Lagarto e Itabaiana, estúdio de pilates, escritório modelo, uma sala do advogado, convênio com a Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF) para a realização atividades esportivas como futebol e natação, entre outros inúmeros benefícios em clínicas estéticas e médicas, enfim vários serviços a preços diferenciados para todos os advogados e advogadas.

“A Caixa de Assistência está de braços abertos esperando vocês. Parabéns a todos e sejam muito bem-vindos a OAB/SE”, afirmou.

Novos advogados

O novo advogado Renato Gomes Pinto foi o juramentista da turma. No juramento todos prometeram exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

Renato Gomes afirmou que foi honrado com a possibilidade de fazer o juramento em nome da turma. “Fiquei muito feliz com isso e esse compromisso é o que todos nós vamos levar para a nossa carreira, esses são os pilares da advocacia e todos têm que assumir esse compromisso, não tem como ficar de fora dessa base que nos norteia que é o que foi dito no juramento”, ressaltou.

O advogado Lucas Aguiar de Santana foi o orador da turma. Em seu discurso, ele deu boas-vindas a todos os colegas e lembrou a luta de cada um pela conquista e a responsabilidade de todos a partir daquele momento para a atuação com ética. “Lutamos muito por essa conquista, todos que estão aqui estudaram bastante e agora começa um novo desafio que é o mercado de trabalho como advogado. Temos que lembrarmos sempre da nossa função social, da nossa ética. Parabéns e boa sorte a todos”, enfatizou.

A advogada Rebeca Moreira Vieira disse que foi muita luta tanto na conclusão da graduação como para conseguir passar na prova do exame de ordem. “Se tornar advogada é uma responsabilidade muito grande porque a busca pela justiça precisa estar na nossa essência e ser posta para a sociedade em forma de uma advocacia ética, que é o que a gente busca alcançar”, ressaltou.

Rebeca Vieira destacou também a importância do exame de ordem como um filtro muito importante. “É filtro necessário porque nós temos uma grande responsabilidade nas mãos que é o direito do nosso cliente e esse direito deve estar nas mãos de um profissional que realmente passou por um crivo que é feito através das duas fases do exame de ordem da OAB”, afirmou.

O advogado Gabriel de Oliveira Cruz revelou que a solenidade de compromisso significou o fechamento de um ciclo para dar início a outro. “É um momento muito importante e emocionante não só para mim como para todos os colegas que estão aqui, uma sensação maravilhosa. A gente espera cinco anos ou até mais para chegar aqui e perceber que a gente conseguiu é uma sensação de dever cumprido e o início de uma missão muito maior daqui pra frente”, enfatizou.