OAB/SE promove debates online sobre motes relativos à Justiça em meio à pandemia

Desde o dia 27 de março, a Ordem dos Advogados do Brasil tem promovido debates online sobre questões relativas à Justiça em meio à pandemia. Além de permanecer disseminando informações, a medida visa manter aberto o canal de comunicação entre a OAB e a advocacia.

No dia 27, o presidente da Ordem, Inácio Krauss, e o diretor da Escola Superior de Advocacia, Kleidson Nascimento, falaram sobre a advocacia em tempos de pandemia. No dia 30, a presidente da Comissão de Direito Médico e Saúde, Clarissa Marques, e o psicólogo, José Marcelo Barreto, debateram sobre as maneiras de cuidar da saúde mental na quarentena.

Nesta quinta-feira, 02, o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, promoveu uma conversa com o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz. O debate, que discutiu as providências da Ordem ante à pandemia, foi transmitido ao vivo no Instagram da OAB/SE (@oabsergipe).

Na ocasião, Inácio contou que a Seccional está trabalhando incansavelmente para dirimir os reflexos da pandemia para a advocacia. Falou sobre desafios enfrentados para a vacinação que é oferecida todos os anos pela Caixa de Assistência à classe: falta de vacinas e diminuição de voos.

O presidente da OAB/SE pontuou algumas medidas que estão sendo adotadas pela Seccional. Ressaltou o empenho da entidade nas tratativas com Tribunais sergipanos e agências bancárias para a manutenção do processamento e pagamento de alvarás, precatórios, etc.

“Inclusive, parabenizamos o TRT20 e TJSE pela agilidade que estão dando aos processos e pela transparência das informações. Também agradecemos a Caixa Econômica Federal pelo atendimento de nosso pleito e continuamos tentando o mesmo com o Banco do Brasil”.

Felipe Santa Cruz afirmou a necessidade de união para construção de uma agenda de trabalho e ponderou ações tomadas pelo Conselho Federal da Ordem. “Criamos um fundo emergencial para atender a advocacia e só estamos verificando a forma de operacionalizar os recursos”.

“Advocacia, não se preocupe em pagar a anuidade neste momento. Esse é um momento de esforço e solidariedade. Estamos cobrando a volta do prazo do processo virtual. O CNJ tem que criar uma Câmara de produtividade que possa rodar o fluxo de peticionamentos”, disse.

Felipe fez um apelo ao Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal para liberação dos alvarás e defendeu a importância do isolamento social, informando que todas as UTIs do Rio de Janeiro já estão sobrecarregadas, frisando que o espírito deve ser de doação e solidariedade.

Para conferir a live, basta clicar aqui.

Lives

Todos os debates estão sendo transmitidos ao vivo no Instagram da OAB/SE (@oabsergipe). No dia 06 de abril, a live discutirá os direitos da população vulneráveis ou em situação de rua e acontecerá às 10 horas, com a vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Pâmela Salmeron; o membro da CDH, George Costa; e a Secretária de Assistência Social de Aracaju, Simone Passos.

No dia 09, a conversa ocorrerá às 14h30, com o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Jefferson Feitoza, e a integrante da Comissão, Ana Menezes, sobre os desdobramentos atuais acerca das eleições 2020.

No dia 13, a live será às 10 horas sobre a advocacia dos juizados especiais em tempo de coronavírus, com a participação do presidente da Comissão de Juizados Especiais, Alfredo Cunha, e a membro da Comissão, Andreia Feitosa.