Por mais um ano, OAB/SE apoia campanha em defesa do Rio São Francisco “Vire Carranca”

Por mais um ano, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, apoia a campanha em defesa do Velho Chico “Vire Carranca”. A mobilização, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, propõe resiliência para superar a pandemia e permanecer na luta pelo Velho Chico.

De acordo com o presidente da Comissão de Direito Socioambiental da OAB/SE, Honey Gama, a mobilização tem os propósitos de sensibilizar a sociedade e de movimentar a população brasileira e ribeirinha para a proteção, a conservação e a preservação da bacia hidrográfica.

“A campanha tem sido realizada durante alguns anos pelo Comitê e os intuitos são combater e identificar a degradação ambiental que assola o rio. É uma oportunidade de o Comitê expor os projetos e as ações custeadas pela cobrança do uso da água bruta extraída do rio”, explica.

“A parceria entre a OAB e o Comitê demonstra que a Ordem está atenta à defesa da população ribeirinha e do meio ambiente ecologicamente equilibrado. A OAB é parceira do Comitê em outras ações, como a fiscalização preventiva integrada, que ocorre em toda a bacia”, pontuou.

A campanha leva em conta o enfrentamento da pandemia e defende que o momento deve ser, sobretudo, de valorização da vida, de reinvenção da relação que a sociedade possui com o rio e de reconversão para redescobrir as crenças e os valores que realmente importam.

“Essa mobilização tem grande importância tendo em vista ainda o momento de pandemia e o panorama político atual, no qual pretende-se cada vez mais mitigar a legislação ambiental. A OAB está vigilante porque quem pode pagar o preço são as futuras gerações”, disse Honey.

Vire carranca

O nome da iniciativa considera que, segundo lenda, diversos espíritos habitam as águas do Rio São Francisco. Para se protegerem de maus espíritos, navegadores colocavam nas proas de suas embarcações imagens de carrancas para afastar mau-olhado, azar e assombrações.