Posse de novos integrantes destaca importância do papel das comissões temáticas e especiais da OAB

A posse de novos integrantes em comissões temáticas e especiais da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, realizada virtualmente nesta terça-feira, 16, destacou a imprescindibilidade da atuação das comissões – grupos auxiliares à diretoria e ao Conselho Seccional da OAB.

Na ocasião, o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, empossou 50 advogados e advogadas em 15 entre as diversas comissões da entidade. Entre elas, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a Comissão de Mobilidade Urbana, a Comissão de Direitos Humanos, etc.

“A todos os advogados e advogadas que tomam posse hoje, sejam bem-vindos. As comissões, embora o período de pandemia, estão trabalhando três vezes mais em prol da sociedade e da advocacia. Esses órgãos estão fazendo um trabalho fantástico e me orgulha muito”, disse.

Papel social

O presidente da Comissão de Juizados Especiais, Alfredo Cunha, ressaltou que quem ingressa nas comissões deve atentar-se à responsabilidade e ao papel de atuar em prol da classe. “É preciso dois requisitos mínimos: amar o assunto e ter muita vontade de trabalhar”, pontuou.

Lenieverson Santana, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, afirmou a posse como momento ímpar para todos. Ela defendeu que todas as comissões são vitais. “A nossa comissão, por exemplo, pode ser vista sem brilho, pois imagina-se que os idosos estão na finitude de vida. Mas não. A pessoa idosa possui projetos, sonhos e direitos”, ponderou.

O secretário-geral da OAB/SE, Aurélio Belém, também proferiu mensagem de boas-vindas aos novos integrantes. Em sua fala, ressaltou a atuação das comissões como exércitos do bem, os quais necessitam sempre de integrantes dispostos a se dedicarem em prol de toda advocacia.

“É sempre importante angariar mais membros com disposição para se dedicar, principalmente no momento atual que vivemos. O requisito maior para ter sucesso nessa dedicação é a disposição; a vontade de se dedicar e trabalhar para a classe e a população”, considerou.

A vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, ponderou a participação e a colaboração dos membros de comissões como essenciais ao cumprimento das finalidades institucionais da OAB. Ana Lúcia afirmou como uma atuação fundamental, aliada à diretoria e aos Conselhos.

“É uma alegria muito grande poder contar com a participação e a colaboração de todos vocês nessa caminhada de servir a advocacia. O sistema OAB precisa do apoio de todos nós. Não são só a diretoria e os conselhos seccionais e federais trabalhando, mas as comissões também, que são os grupos que geram o grande alcance para bem servir a advocacia”, abalizou Ana Lúcia.

O presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Carlos Eduardo Siqueira, também proferiu mensagem aos novos integrantes. Ele ressalvou a importância de união e da integração e participação da jovem advocacia, grupo relevante nos quadros da Ordem.

Compromisso

O advogado Lucas Santana tomou posse na Comissão de Mobilidade Urbana. “O sentimento que eu tenho é de utilidade e prazer no que faço. Trabalhei na SMTT por dois anos e foi atuando com Direito de Trânsito que formei meu caráter profissional”, conta o advogado.

“Portanto, participar dessa comissão, para mim, é muito lógico. Integrá-la já era uma vontade desde meu primeiro dia na advocacia e esse desejo realizo hoje. Sempre almejei contribuir com a OAB e as comissões são uma forma de porta voz da classe e da sociedade”, considera.

Na avaliação de Lucas, os órgãos auxiliares oportunizam ainda a possibilidade de diálogo com a população e com o poder público, sendo suas atuações imprescindíveis – “principalmente no momento atual, em que todo o mundo está vivendo um momento tão delicado e difícil”.

Múnus público

Para a nova integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Aretha Cardoso, é uma honra ser empossada. “A advocacia não trabalha somente para si. É importante ingressar e trabalhar com o intuito de tentar melhorar a sociedade, nem que seja em ambiente ínfimo”.

“Não se pode usar de status na advocacia. Trabalhamos para servir e há como servir mais do que empenhando-se em uma comissão? É uma honra poder ingressar nessa Comissão, pois sempre fui adepta às novas conjunturas da figura feminina em diversos ambientes”, explana.

“Quando eu soube que havia essa comissão, logo me interessei em participar porque sabemos o quanto a instituição OAB/SE é importante e presta serviço essencial para a sociedade. Sem dúvida alguma é uma honra e fico extremamente feliz em participar”, conta a nova integrante.