OAB/SE realiza II Cine Debate de Pesquisa de Gênero e exibirá documentário “Carolina” nesta quinta-feira, 23

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, realiza nesta quinta-feira, 23, o II Cine Debate de Pesquisa de Gênero da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. O evento acontecerá via Youtube, e debaterá sobre o documentário Carolina, produzido pelo cineasta Jefferson De.

Carolina Maria de Jesus, interpretada por Zezé Motta, é cercada por uma realidade de miséria, desespero e preconceito. No documentário, ela desabafa suas angústias por meio de palavras. Jeferson De roteiriza algumas passagens do livro “Quarto de Despejo”, escrito por Carolina.

No evento, haverá uma roda de conversa que fará conexão interdisciplinar entre o filme e um trabalho científico ou livro de mesmo tema. O documentário precisa ser assistido antes e o link do vídeo encontra-se disponível na inscrição na página da ESA Sergipe. O cine debate contará com a participação de explanadoras da área de cinema ou mídia e da pesquisa de gênero.

Participarão como debatedoras a filósofa, Mestra em Crítica Cultural e Doutoranda em Literatura e Cultura (UFS), integrante do projeto Lusofônicas (BA), a professora Manoela Barbosa; a escritora, professora de escrita criativa, jornalista, criadora do projeto “Entre a Pele e a Palavra” (que tem como proposta encontros em escolas e instituições de cultura para debater sobre a poesia e ficção de autoras negras), assessora da Egbé – Mostra de Cinema Negro de Sergipe e do Sercine – Festival Sergipe de Audiovisual, professora Taylane Cruz; e a defensora pública do Estado de Sergipe, integrante da Comissão da Mulher e da Comissão de Igualdade Étnico-Racial da ANADEP, coordenadora do Grupo de Trabalho Gênero, Raça e Etnia da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM/OAB-SE), Mestranda em Direitos Humanos pela UNIT, Carla Caroline de Oliveira Silva.

Certificação

O evento terá certificação e as inscrições devem ser feitas pelo site da Escola Superior de Advocacia – ESA. Os inscritos terão acesso, por link, à sala do Zoom, para comprovação de presença e participação na roda de conversa. Para os não inscritos, o evento poderá ser acompanhado pelo Youtube.

O cine debate acontece das 17h às 19h e fará alusão ao Julho das Pretas – mês que traz uma agenda propositiva de ativismo das mulheres negras, sendo 25 de julho o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha.

A segunda edição do evento é fruto da atuação interativa entre os Grupos de Trabalho “Pesquisa de Gênero”; “Mídia, Cinema, Arte e Gênero; e “Gênero, Etnia e Raça” da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE com a parceria da ESA, da CAASE e do IBDFAM-SE.

Para realizar inscrição acesse o endereço eletrônico: https://credencial.imasters.com.br/ii-cine-debate-de-pesquisa-de-genero-da-cddm-oabse