Presidente da OAB/SE participa de celebração de 177 anos do Instituto dos Advogados Brasileiros

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Inácio Krauss, participou nesta sexta-feira, 07, da solenidade virtual realizada em celebração aos 177 anos de fundação do Instituto dos Advogados Brasileiros. A ocasião foi marcada pelo brado à união da advocacia.

“É uma honra poder celebrar, de alguma forma, a instituição de uma entidade tão importante à sociedade e à advocacia, que ao longo de seus 177 anos muito contribuiu para a história de nosso país. Esse é um momento, sobretudo, de conclamar a união da classe”, afirmou Inácio.

Segundo o presidente da OAB/SE, as batalhas em prol das causas da advocacia e da sociedade devem ser travadas pelas instituições jurídicas e democráticas sob o manto de uma atuação conjunta e irmanada. “Esse é um momento delicado, que exige de nós ainda mais união”.

Em seu discurso, a presidente do Instituto, Rita Cortez, fez um apanhado histórico de episódios ocorridos em agosto ao longo de alguns anos, refletindo sobre as vitórias e tragédias que aconteceram no mês marcado pelo Dia da Advocacia, celebrado no dia 11 de agosto.

“Comemorar o aniversário do IAB em agosto tem um lado alegre e um lado triste. Em 1945, houve os bombeamentos de Hiroshima e Nagasaki. Em 1980, Lida Monteiro foi vítima da bomba direcionada ao presidente da OAB. Em 2006, foi sancionada a Lei Maria da Penha”.

“Agosto é realmente um mês movimentado, em que há o Dia do Advogado, e hoje celebramos o aniversário do IAB e o mês da advocacia em meio a um Hiroshima brasileiro. Já tivemos mais de 100 mil mortes por Covid-19. Temos muito a comemorar, mas muito também a lamentar”.

História

Presidido por Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, o IAB foi instituído com o fim de congregar os bacharéis formados em Direito residentes na corte e nas províncias, competindo-lhes a elaboração do ordenamento jurídico e a organização legislativa e judiciária no Brasil Império.

Em 1888, ao assumir as funções que viriam a ser da OAB, o Instituto dos Advogados Brasileiros passou a assumir a denominação “Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros”, situação que se manteve até a década de 30, quando foi criada a OAB.

Ao longo de sua história participaram do Instituto ilustres juristas vinculados à formação do pensamento jurídico brasileiro e de outras instituições públicas, entre eles Teixeira de Freitas, Rui Barbosa, Nabuco de Araújo, Clovis Bevilacqua e André Faria Pereira.

Atualmente, o IAB corresponde à Academia da Advocacia, sendo espaço dedicado à cultura e ao debate dos grandes temas nacionais, assim como de defesa da ordem jurídica e do Estado Democrático de Direito.