Webnário da Jovem Advocacia é iniciado com destaque à necessidade de voz dos profissionais em início de carreira

Nesta segunda-feira, 17, a abertura do Webnário “Jovem Advocacia – Desafios e oportunidades em tempos de pandemia” foi marcada por discursos em defesa da efetividade da voz e da participação ativa dos profissionais em início de carreira na Ordem dos Advogados do Brasil.

Hoje o Conselho Federal da OAB derrubou a regra de que apenas conselheiros federais podiam presidir a Comissão Nacional da Jovem Advocacia. Na abertura do webnário, o presidente da OAB Sergipe, Inácio Krauss, enalteceu essa conquista, reafirmando a causa como prioritária.

“É um gesto bem significativo. Lembro que há dois anos já discutíamos aqui na Seccional sobre ações como essa, sobre a inserção dos jovens profissionais no sistema da OAB e sobre avanços da jovem advocacia, como a quebra da cláusula de barreira, tão acompanhada por nós”, disse.

Em sua fala, a presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia, Daniela Teixeira, pontuou a necessidade de dar, verdadeiramente, voz e participação aos jovens advogados e advogadas. Ela pontuou a diferença entre ser empático e efetivar o lugar de fala e a representatividade.

“Ninguém aceitaria que a comissão da mulher tivesse um presidente homem ou a comissão de combate à discriminação racial tivesse um presidente branco. Não era correto eu estar na presidência da Comissão da Jovem Advocacia, pois já tenho 25 anos de formada”, refletiu.

“Por mais que meu espírito seja jovem, não posso falar por jovens advogados. Posso somente sentir empatia e perceber as necessidades e anseios deles. Não fazia sentido que a Comissão só pudesse ser presidida por conselheiros federais, que já têm suas carreiras sedimentadas”.

“Desde o dia que assumi essa função, eu falei que iria trabalhar para que os jovens advogados pudessem falar sem mim. Hoje, me despeço dessa função na qual conheci tantas pessoas qualificadas, como Cadu, presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia de Sergipe”.

O presidente do CEJA, Cadu Siqueira, exaltou o compromisso de Daniela Teixeira com a jovem advocacia brasileira e proferiu um discurso de agradecimento pelas ações, compromisso e empenho que a Seccional tem realizado em prol dos interesses dos jovens profissionais.

“Quero, sobretudo, enaltecer essa primeira oportunidade de um evento virtual que com certeza já marca a advocacia sergipana e brasileira por suas grandes participações. O nosso presidente, Inácio Krauss, é um entusiasta da jovem advocacia e isso muito nos engrandece”.

Até amanhã, 18, com realização através da Escola Superior de Advocacia, o webnário promove nove painéis e uma conferência de encerramento. Entre os temas que serão abordados, os direitos de família, previdenciários, do trabalho, cíveis e consumeristas, de defesa, etc.

“Estou muito feliz que esse evento comece com o alto nível que ele já se propõe. Serão tardes e início de noites de troca de experiencias e reflexões com tantos advogados e advogadas que farão importantes explanações”, considerou o diretor-geral da ESA, Kleidson Nascimento.