Memorial da Advocacia Sergipana recebe doação de acervo particular da família Rollemberg

Nesta sexta-feira, 28, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE) recebeu a visita de duas das descendentes da família Rollemberg. Marise Rollemberg Levita Cardoso estava acompanhada de sua filha Maise Rollemberg, e trouxe com ela uma parte do acervo que pertencia a sua mãe para doar ao Memorial da Advocacia de Sergipe.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), Inácio Krauss, recepcionou as visitantes juntamente com o diretor-tesoureiro, David Gracez, a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Hermosa França, a curadora do patrimônio histórico da OAB/SE, Manuella Vergne, o presidente da Comissão Especial de Resgate ao Memorial da OAB/SE, José Rivadálvio Lima, o gerente geral da OAB/SE, Antônio Oliveira; e a historiadora Jocelina Silva.

De acordo com Marise Rollemberg, que faz parte da 5ª geração da família Rollemberg, os objetos doados pertenceram a sua mãe (in memoriam) e foram herdados de Ana Amélia Rollemberg, irmã de Adolfo Rollemberg, que foi quem construiu o casarão. “Eu resolvi fazer a doação porque sei que tanto a minha mãe como todos os nossos antepassados i riam gostar muito de ver essas peças retornarem aqui. O que ela tinha eu trouxe para cá, foram fotos de vários eventos que aconteceram na casa e das pessoas que moraram no casarão, lembranças, uma xícara com porta-bigode que pertenceu a Adolfo, quadros de Adolfo e dos pais e uma cortina de renda francesa que era utilizada no hall de entrada da casa. Até para que quem vier aqui tenha uma noção de como foi que funcionou a casa, como eram as pessoas, quais os móveis que existiam”, revelou.

Segundo ela, mesmo que todas as coisas não estejam no Casarão ao ver as fotos, o visitante poderá se localizar e a memória o levará até o local. “Na minha infância vivi e brinquei bastante na casa, e na minha fase adulta eu casei aqui. A minha mãe e a minha tia Ana Amélia também casaram aqui. Eu tenho muito apego emocional a casa, sempre gostei muito dela e fiquei muito feliz quando a OAB comprou”, disse.

Maise Rollemberg também gostou da iniciativa da mãe em doar os objetos. “Essa é uma maneira de perpetuar esse legado, que não é só nosso. Hoje, a OAB partilha disso aqui nessa sede. Ali não é só nossa história e da família, é a história de Sergipe. Acho muito importante compartilhar com mais pessoas”, salientou.

Enriquecendo o acervo

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, agradeceu a doação e ressaltou que todos os objetos da família Rollemberg serão agregados ao Memorial da Advocacia neste ano em que a Seccional da Ordem em Sergipe completa 85 anos. “Vamos separar uma parte dos expositores do Memorial da Advocacia para essas peças que pertenceram a casa e que agora retornaram para compor o acervo do Memorial. Há inclusive um estudo da árvore genealógica da família que vai enriquecer o Memorial e nos auxiliar”, disse.

A curadora do patrimônio histórico da OAB/SE, Manuella Vergne, destacou a importância da doação. Segundo ela, é de suma importância quando se tem a família na construção da história de um monumento. “Como curadora do Memorial fico muito feliz de a gente poder representar não só a história da nossa classe – a advocacia -, mas também trazer a história sergipana, porque a famíilia Rollemberg faz parte da história sergipana. Essa iniciativa só tem a agregar ao nosso conhecimento e a preservação da cultura, que é algo que a gente reforça muito nessa gestão. Este é um momento de felicidade e de promoção da cultura”, enfatizou.

O presidente da Comissão Especial de Resgate ao Memorial da OAB/SE, José Rivadálvio Lima, disse que a doação tem grande significado para a OAB. Segundo ele, as peças doadas por Marise Rollemberg são importantíssimas. “Dona Marise trouxe alguns apetrechos familiares para fazer parte do Memorial da Advocacia, que acaba de ser restaurado. Essa doação nos enche de alegria porque enriquece o nosso acervo com objetos, documentos, fotos e artefatos que pertenceram a sua família quando residia nesta casa”, ressaltou.

O diretor-tesoureiro, David Garcez, disse que foi com extrema honra que a Diretoria da OAB recebeu os familiares dos antigos moradores da casa. “Eles vêm em um grande momento, onde restauramos a casa e estamos preservando este patrimônio que também é da sociedade. A gente recebeu os familiares com itens pessoais da casa e mais uma vez ressalta o valor da preservação histórica”, afirmou.

A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Hermosa França, disse que os objetos doados pelos familiares dos antigos moradores do casarão vão agregar valores e informações para o Memorial. “Acho que foi importantíssimo e agradecemos a família por esse gesto”, comentou.