Webnário da OAB/SE aborda perspectivas sistêmicas acerca do divórcio

Idealizado pela Comissão de Direito Sistêmico da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, o Webnário realizado na noite dessa quarta-feira, 2, abordou o divórcio sob as perspectivas sistêmicas, que são concepções adequadas para melhor resolução de conflitos.

Foram os mediadores Josadach Alves, presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/SE; Daniele Barreto, vice-presidente da Comissão; e Nathalie Celestino, membro da Comissão. Ana Carolina Lisboa, advogada sistêmica e Consteladora Familiar foi a palestrante do Webnário.

Os mediadores iniciaram o evento com um check-in emocional. A prática trata-se de analisar e reconhecer as emoções. Dentre os benefícios, a melhor compreensão de fatos; a identificação de sentimentos que atrapalham; a identificação de sintomas por questões psicológicas; etc.

Josadach, Nathalie e Daniele fizeram seus check-in, contando suas emoções, como felicidade, gratidão e ansiedade. “Meu check-in nesses eventos sempre são de felicidade. Estar aqui com todos vocês realmente é algo que me dá muita alegria e gratidão”, ponderou Nathalie.

A palestrante, Ana Carolina Lisboa, deu início à sua explanação esclarecendo o conceito do Direito Sistêmico, levando-o ao âmbito dos divórcios. “Não é uma ferramenta; é uma visão. É algo que faz parte de nossas vidas. É um olhar que vê além do conflito e analisa contextos”.

Ana Carolina defendeu que conhecer o fato é olhar não só o conflito; e sim para todos os seus contextos e os fios que os ligam. “É assim que consigo ver que meu cliente está se mantendo doente para continuar conseguindo benefícios, mas vejo o pai que ele está tentando ser”.

“Um olhar que analisa contextos enxerga para o reclamante e o reclamado as dinâmicas de compensação ou de falta de reconhecimento. A gente consegue enxergar essas dinâmicas e faz com que os clientes também as enxerguem. Não somos sistêmicos sozinhos”, afirmou.

A palestrante falou ainda sobre o dia a dia da profissão. “Não há uma receita. Cada cliente tem suas distinções, histórias e conflitos. Precisamos exercer as constelações com muita responsabilidade. Nós lidamos com traumas, com dificuldades emocionais, etc”, disse.

Josadach Alves, presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/SE, encerrou o Webnário agradecendo a participação de Ana Carolina. “Agradeço muito sua disponibilidade de trazer assuntos tão importantes e reflexivos. Foi um evento, de fato, enriquecedor”, avaliou.