Comissão Regional de Itabaiana realiza testes rápidos de Covid-19 nesta terça e quarta-feira

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão Regional de Itabaiana, está realizando nesta terça, 29, e na quarta-feira, 30, testes rápidos de COVID-19 para 150 advogados e advogadas. A iniciativa é resultado de um convênio entre a Regional e a Prefeitura Municipal de Itabaiana, através da Secretaria Municipal de Saúde.

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, esteve presente neste primeiro dia de testes. Segundo ele, é uma ação de muita importância para a classe neste período de pandemia do novo Coronavírus. “Uma excelente iniciativa da Regional neste retorno das atividades da advocacia. Não podemos nos descuidar. Além de participar da testagem, os advogados e advogadas de Itabaiana devem também manter todos cuidados como o distanciamento, utilizar a máscara, o álcool em gel e só sair quando for necessário”, ressaltou.

O presidente da Comissão Regional de Itabaiana, Leonardo Barros Chagas, ressaltou a parceria entre a Prefeitura de Itabaiana e a Regional Agreste, que possibilitou a realização dos 150 testes rápidos, sendo 75 testes na terça-feira e 75 testes na quarta-feira. “A Prefeitura nos acolheu de forma muito positiva e deferiu o nosso pedido em detrimento da saúde dos advogados”, salientou.

Leonardo afirmou ainda que o objetivo da ação foi fazer que com a volta das atividades presenciais nos fóruns os cuidados sejam ainda maiores com a advocacia. “Decidimos fazer a testagem em massa para que aqueles que possivelmente venham a estar com o Coronavírus se resguardem, protegendo dessa forma tanto a ele próprio como também as pessoas com quem mantém contato mais direto”, disse.

Segurança

Ele disse que toda a estrutura do auditório foi readequada para que o advogado e a advogada pudessem ser recebidos com segurança. “Cumprimos todas as regras sanitárias existentes atualmente e para que não houvesse aglomeração separamos a realização dos exames em dois dias distintos”, explicou.

O presidente da Regional revelou que em Itabaiana já é muito visível a redução do número de casos confirmados da COVID-19. “A situação no município está aparentemente controlada, a gente tem pouco mais de 50 casos positivos, sendo que este número já chegou a quase 800. Existe uma redução da curva e a gente já vê com um pouco mais de tranquilidade o retorno das atividades, mas não podemos enfraquecer nos cuidados para conseguirmos manter esses números baixos, por isso a importância dos cuidados redobrados com a advocacia, familiares, amigos e clientes. Nesse caso específico dessa ação vamos tentar recolher ao isolamento aquele que possivelmente testar positivo”, enfatizou.

O membro da Comissão Regional de Itabaiana e representante da Escola Superior da Advocacia (ESA), Anderson Silva Resende, participou da ação e ficou satisfeito com a iniciativa.  “A OAB/SE não mediu esforços na defesa dos direitos e prerrogativas dos advogados durante esta pandemia. É justamente pensando na saúde de seus pares que a Ordem firmou parceria com o município de Itabaiana na realização de 150 testes rápidos para o vírus COVID-19. A OAB está de parabéns pela iniciativa, provando mais uma vez empenho e dedicação para com os advogados e advogadas do interior sergipano”, afirmou.