Candidato a prefeito de Aracaju visita OAB/SE e assina Carta de Compromisso – Eleições Municipais 2020

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, recebeu nesta segunda-feira, 19, o atual prefeito de Aracaju e candidato à reeleição, Edvaldo Nogueira (PDT). Ele foi recepcionado pela diretoria da OAB e pelos presidentes das Comissões de Direito Eleitoral e da Advocacia Pública.

Na oportunidade, o candidato a prefeito, acompanhado da candidata à vice-prefeita, Katarina Feitoza, fez uma breve apresentação sobre o seu plano de Governo e assinou a Carta de Compromisso – Eleições Municipais 2020, elaborada pela OAB/SE.

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, afirmou que a Ordem é uma instituição apartidária, que não tem ideologias de esquerda, de direita e de centro. “A nossa ideologia é a defesa da Constituição, a defesa do Estado Democrático de Direito. Mas a OAB tem que ser política sim, tem que participar das decisões políticas que interessam a sociedade, ao cidadão e a cidadã. E isso é o que vem sendo mostrado ao longo da história do Brasil, quando a OAB nas decisões políticas mais difíceis a OAB se sobressaiu e mostrou a sua força, tanto é que aqueles que flertam com o autoritarismo deram uma recuada, mas a gente tem que estar sempre vigilante e cobrando o fortalecimento da democracia e o cumprimento da Constituição”, ressaltou.

Krauss afirmou que é com muita alegria que a Ordem começa a receber os candidatos a prefeito de Aracaju para que tragam propostas e também assinem uma Carta de Compromisso. “Nós temos os nossos pedidos também, principalmente propostas de compromisso com a sociedade, que é quem tem de ser a mais beneficiada”, revela.

Breve apresentação

Edvaldo Nogueira revelou que solicitou a reunião porque um dos locais onde ele sempre esteve durante as suas campanhas eleitorais ora participando de debates ora sendo chamado foi a OAB. “Eu entendo que a OAB é um instrumento muito importante da sociedade brasileira. A OAB tem uma trajetória de participação nos eventos do Brasil de forma marcante e sempre buscando refletir os interesses da sociedade. A OAB nunca teve uma posição que não fosse consonante com os interesses mais caros da sociedade. Há episódios históricos como a luta contra a ditadura de 1935 (Governo Vargas), a luta pela Redemocratização, a OAB teve um papel muito importante na luta pelos espaços democráticos. E para mim como político e militante de um ideário progressista, humanista e igualitário a OAB sempre defendeu causas bem próximas daquilo que penso”, enfatizou.

Durante a visita, a primeira realizada por ele a instituições, Edvaldo realizou uma breve apresentação do seu projeto de governo e falou o porquê decidiu ser candidato à reeleição. “Não sou candidato à reeleição pela vaidade do cargo, mas porque quero dar continuidade ao trabalho que estou realizando”, disse.

Na exposição, ele pontuou sobre o pagamento das dívidas e os investimentos realizados na cidade desde quando assumiu o mandato. Falou sobre a intenção de fazer funcionar a primeira escola de ensino integral, caso seja eleito.

Falou dos eixos do projeto do governo: desenvolvimento econômico, iluminação pública, implantação do modal hidroviário. “Quero elevar Aracaju a outro patamar e preparar a cidade para o futuro”, disse.

Cartas

O presidente Inácio Krauss pontuou a vinda dos candidatos a OAB como importantíssima. Segundo ele, além de Edvaldo Nogueira também participarão das visitas à candidata Danielle Garcia, candidata pelo partido Cidadania, e Juraci Nunes, candidato pelo PMB. “Todos que marcarem serão bem recebidos porque aqui é casa da democracia, é a casa do cidadão e da cidadã”, ressaltou.

Ele anunciou ainda que vai convidar os candidatos a responderem perguntas das Comissões da OAB sobre diversos temas. “A OAB está estudando a possibilidade de fazer uma sabatina com os candidatos pelo YouTube, mas esta ideia ainda está passando por um processo de amadurecimento”, informou.

Na ocasião, Edvaldo Nogueira assinou a Carta de Compromisso – Eleições Municipais 2020 e se comprometeu com a advocacia. Além disso, Inácio Krauss entregou à candidata a vice-prefeita, Katarina Feitoza, uma Carta Aberta a(os) candidata(o)s ao Governo dos Municípios sergipanos assinada pela OAB em conjunto com outras instituições como o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM/SE), o Conselho Estadual de Direitos da Mulher de Sergipe (CEDM) e o Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Aracaju (CMDM).

Na Carta, as entidades elencam as propostas, extraídas de seminários, estudos e relatórios da IV Conferência de Políticas Públicas para Mulheres, realizados, em nível Estadual, regional ou municipal em Sergipe, e em nível nacional. “Enviamos por e-mail essa carta para todos os candidatos não só de Aracaju bem como de outros municípios. Essa é uma pauta da mulher advogada”, afirmou.

A entrega da Carta à candidata foi feita a Katarina Feitoza pela secretária-geral adjunta, Andrea Leite. Em seguida, foi entregue pelo presidente Inácio Krauss, ao candidato a prefeito, Edvaldo Nogueira, uma pauta mais geral de respeito às prerrogativas da advocacia, valorização da advocacia pública, entre outros compromissos.