Eleições 2020: em sabatina com candidatos, presidente da OAB/SE conclama sociedade para voto consciente

O último dia da sabatina com os candidatos à Prefeitura Municipal de Aracaju, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, nos dias 03, 04 e 05, foi marcada pelo conclame do presidente da entidade, Inácio Krauss, ao voto consciente e planejado dos cidadãos.

“Hoje, encerramos a sabatina com os concorrentes à prefeitura de Aracaju. A iniciativa buscou, sobretudo, fomentar na sociedade o estudo e a análise de seus candidatos. O voto é o mais forte e importante instrumento que o povo tem para promover mudanças”, afirmou Inácio.

“Parabéns aos candidatos e candidatas que apresentaram suas propostas e responderam as perguntas da OAB. É a democracia quem ganha. O voto erradica as desigualdades entre os cidadãos. Todos são iguais no pleito eleitoral e todo voto tem peso e faz a diferença”, abalizou.

No dia 03, os candidatos que participaram do evento foram Georlize Oliveira, Márcio Macedo, Paulo Márcio e Lúcio Flávio; no dia seguinte, Almeida Lima, Danielle Garcia e Gilvani Santos; e no último dia da sabatina, foram Alexis Pedrão, Edvaldo Nogueira e Juracir Nunes.

As apresentações foram transmitidas através do canal da OAB/SE, no Youtube, e podem ser assistidas aqui em:
Dia 03: https://www.youtube.com/watch?v=xNn70HTnD3c&t=1s
Dia 04: https://www.youtube.com/watch?v=AlgPGhIxKow&t=33s
Dia 05: https://www.youtube.com/watch?v=pughkZsN6Wk

Dia 05 – Alexis Pedrão

O candidato, Alexis Pedrão (PSOL), foi o primeiro a explanar na programação do último dia. Alexis alegou sua chapa como oposição, devido à insatisfação com o rumo da atual gestão. Defendeu ainda a acuidade de atentar-se ao cenário político nacional, pois reflete em Aracaju.

Ele ressaltou a importância da sabatina, especialmente porque não haverá debate no pleito. “Isso é muito importante. Não esperava que a OAB fizesse diferente. Temos esse espaço igualitário para falar não só com a advocacia, mas também com a sociedade”, considerou.

Com fundamentações, Alexis teceu duras críticas a ações do Governo Federal e do presidente da República, explicando como essas medidas refletem no povo sergipano e aracajuano. Em seguida, ele respondeu as perguntas sorteadas – elaboradas pelas comissões da OAB/SE.

Foram replicadas questões sobre acesso às Unidas Básicas de Saúde; plano emergencial para educação municipal ante à pandemia; plano de prevenção e enfrentamento à Covid; controle populacional de cães e gatos; e comissões de funções administrativas; e compliance na gestão.

Dia 05 – Edvaldo Nogueira

Em seguida, o candidato, Edvaldo Nogueira (PDT), deu início à sua apresentação ressaltando o valor do evento. “É muito importante que os candidatos apresentem suas ideias de maneira franca e aberta. Nada melhor que o debate de ideias. Quem ganha é a democracia”, avaliou.

Em sua fala, Edvaldo esclareceu o motivo de candidatar-se à reeleição para Prefeitura. “Há quatro anos a Prefeitura estava vivendo um dos piores momentos de sua existência e eu enfrentei aquela realidade e demos passos importantes para reconstrução da cidade”, disse.

Ele citou ações que realizou ou está realizando durante sua gestão, como o recapeamento de algumas áreas da cidade, melhorias na área da saúde, incentivo ao turismo, etc. Ele iniciou o ciclo de respostas a questões sorteadas falando sobre políticas públicas para pessoas idosas.

Foram ainda temas de perguntas: mutilações de bebês intersexo; infraestrutura das salas de recursos especiais; políticas voltadas a pessoas em situação de rua; previdência complementar para servidores públicos; hospital público veterinário; ensino de direito animal; entre outras.

Dia 05 – Juracir Nunes

Encerrando o ciclo de explanações, o candidato, Juracir Nunes (PMB), destacou a importância da sabatina, pois oportuniza democraticamente a apresentação das propostas de cada candidato. Juracir citou alguns de seus projetos, relacionados à mobilidade, cidadania, etc.

“Tenho a noção que qualquer prefeito tem que melhor desenvolver a cidadania da população e na prática ela se materializa no cumprimento dos direitos que se dá no acesso à justiça. O prefeito tem que ter noção que cada órgão público deve ter servidores qualificados”, disse.

Ele citou algumas propostas para sua gestão, como retirar radares eletrônicos, substituindo-os por lombadas; fomentar o empreendedorismo entre os jovens; disponibilização de linhas de empréstimos para investimentos de cidadãos em micro e pequenas empresas; entre outras.

Juracir respondeu perguntas sorteadas sobre veículos de tração animal; políticas públicas para mulheres; ações relativas à educação para pessoas com deficiência; desigualdade em relação à população preta; ensino de LIBRAS; educação para pessoa com deficiência; e pessoa idosa.