OAB/SE realiza a entrega de carteiras a novos advogados e advogadas

Esta sexta-feira, 20, foi de muita alegria e emoção para os 28 jovens advogados e advogadas e três estagiários que participaram da solenidade de entrega de credenciais no Plenário da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe. A cerimônia ocorreu na data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra. O evento contou com a participação do presidente da OAB/SE, Inácio Krauss; da vice-presidente, Ana Lúcia Aguiar; da presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Hermosa França; da presidente da Comissão de Igualdade Racial, Monalisa Dijean; do presidente da Comissão de Juizados Especiais e membro da Comissão de Igualdade Racial, Alfredo Moreira da Cunha Júnior; e do advogado e ex-conselheiro da OAB/SE, Luiz Eduardo Oliva.

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, deu as boas-vindas aos novos advogados. “Agora como advogados e advogadas e como membros da nossa instituição vocês devem trazer sempre o compromisso de defesa da Constituição. Em tempos em que alguns flertam com o autoritarismo e tentam agredir a Constituição, a democracia e o estado democrático de direito, a instituição e a nossa profissão têm que mostrar força. Fazendo parte agora da OAB, vocês poderão dispor da CAASE, que é nosso braço social, da Escola Superior de Advocacia (ESA) que têm cursos de vários ramos da advocacia, das cerca de 60 comissões temáticas, e do Conselho Estadual da Jovem Advocacia”, ressaltou.

Krauss lembrou ainda o Dia da Consciência Negra e disse que desde o início do mês de novembro a OAB, por meio da Comissão de Igualdade Racial, vem desenvolvendo diversas atividades e realizando reflexões sobre o tema.

A vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, também deu as boas-vindas e convidou os novos advogados a participarem das Comissões Temáticas. “Parabéns, sejam bem-vindos”

Importância da Comissões Temáticas

A presidente da Comissão de Igualdade Racial, Monalisa Dijean, disse que quando recebeu a carteira o primeiro passo foi entrar na Comissão de Direito Tributário. “A Comissão de Direito Tributário me abraçou, conheci colegas, pude também compartilhar, dividir um pouco das dores do dia a dia e as orientações que precisamos para a nossa advocacia. Valeu muito a pena participar”, revelou.

Monalisa destacou o papel das comissões como de grande importância. “A Comissão na qual sou presidente, de Igualdade Racial, não realiza atividades apenas relativas ao Dia da Consciência Negra, nós temos um trabalho diário. Todos os problemas de racismo existentes com colegas ou com a sociedade a comissão tem o papel de contribuir, de dar o apoio, o suporte e orientar. Desde já eu convido a todos vocês a participar da comissão, que não é só para negros, é para todos”, afirmou.

CAASE

A presidente da CAASE, Hermosa França, falou sobre os benefícios da Caixa de Assistência não só para a advocacia como também para os familiares. “A CAASE é o braço social da OAB, é quem acolhe e aconchega o advogado e seus dependentes. Temos diversos serviços e benefícios à disposição dos advogados. Temos um estúdio de pilates, consultórios odontológicos na nossa sede e nas Regionais de Lagarto e Itabaiana, escritório modelo, um convênio com a Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF) para a realização atividades esportivas como futebol e basquete, temos também um Clube de Corrida e um escritório em nossa sede onde vocês jovens advogados podem atender os seus clientes. Acompanhem o Instagram da CAASE, da OAB e da ESA e vocês estarão informados de todas as nossas atividades e benefícios. A CAASE está à disposição para o que vocês precisarem. Sejam muito bem-vindos e Parabéns!”, salientou.

Saudação

O advogado e ex-conselheiro da OAB/SE, Luiz Eduardo Oliva saudou os novos advogados. Segundo ele, a um advogado convém muito o lugar na tribuna, aonde se pode apoiar as mãos, olhar nas faces e dizer a cada um aquilo que se deve ser dito. O advogado, sobretudo, é aquele que fala pelo outro. A gente assume o papel do outro, na defesa do outro, com uma condição, conhecedor da lógica jurídica, do mundo jurídico, conhecedor do Direito, para isso vocês foram preparados”, ressaltou.

Oliva revelou ser um ferrenho defensor do exame de ordem. “Só é contra o exame de ordem quem não passa no exame de ordem. O exame de ordem, então entrega através da OAB a sociedade advogados que passaram pelo crivo do exame e esse é um papel fundamental”, pontua.

Ele disse ainda que quem estiver pensando em intervenção militar, quem estiver pensando em ditadura, rua, não é o lugar do Direito. “Não existe democracia sem direito, não existe democracia sem advogados, ou mude o pensamento ou vá procurar outro lugar. Não é na advocacia que vai se combater as instituições democráticas que custou muita luta para o povo brasileiro”, enfatizou.

Oliva revelou ainda que os advogados são operários do Direito. “Ser operador do Direito é fazer com que o Direito venha a fluir, exista, é para isso que vocês foram preparados, é para isso que vocês estão sendo colocados na sociedade, condenados a serem eternos estudantes. Vocês vão ter que estudar agora mais do que nunca e a ESA está aí para ajuda-los”, ressaltou.

O advogado também falou sobre o significado da solenidade de entrega de carteiras. “Quebra-se um ciclo, inicia-se outro. A partir de agora vocês não vão falar somente em nome de vocês, têm a responsabilidade de falar em nome de outros. Sejam dignos, levem a advocacia adiante!”, afirmou.

Novos advogados

A jovem advogada Camila Barbosa de Souza foi a juramentista da turma. No juramento todos prometeram exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

A oradora da turma, Michele da Piedade, falou que a cerimônia da entrega de carteira é o encerramento de um ciclo e pediu a todos a defesa da Constituição. “Peço a cada um de vocês a defesa da nossa Constituição porque estamos vivendo um tempo muito complicado e cabe a nós defender a nossa Constituição e o estado democrático de direito. O ciclo da graduação terminou, mas estamos iniciando um novo ciclo, peço que vocês tenham sabedoria em todas as decisões, busquem apoio e procurem estudar sempre”, revelou.

A jovem advogada Ana Paula Almeida Moura afirmou estar muito feliz, que o recebimento da carteira representava um passo muito importante. “Espero colaborar com a justiça e seguir com a minha profissão. Estou muito satisfeita e feliz”, afirmou.

O novo advogado Gladston Batalha de Góis Junior disse que estava com muita expectativa de receber a carteira e começa a exercer a advocacia. “Estou muito feliz por integrar os quadros da OAB”, ressaltou.