OAB/SE realiza solenidade de premiação do V Concurso Cultural de Desenho, Pintura e Poesia

Nesta sexta-feira, 27, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão da Infância Adolescência e Juventude, realizou a solenidade de premiação do V Concurso Cultural de Desenho, Pintura e Poesia. Nesta edição, o tema do Concurso foi “Direitos de crianças, adolescentes e jovens em tempos de Pandemia”.

O concurso cultural teve como objetivo o estímulo ao protagonismo juvenil, tendo em vista que o direito a participação de crianças e adolescentes é um dos quatro grandes princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança e devido a sua importância também foi incorporado no Art.16 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Das 73 inscrições contabilizadas no V Concurso Cultural de Desenho, Pintura e Poesia, 23 crianças e adolescentes foram selecionados, sendo 15 na modalidade Desenho e Pintura e oito na modalidade Poesia.

Abertura

A mesa foi composta presidente da OAB/SE, Inácio Krauss; pela Conselheira federal e presidente da Comissão Nacional da Infância, Adolescência e Juventude da OAB, Glícia Salmeron; pela presidente da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude, Acácia Lelis; pela estudante Cleane Lima da Paixão, classificada no 2º lugar da Categoria C da modalidade Poesia; e pela professora Rosa Maria Vieira de Santana, do Colégio Estadual Eduardo Silveira, do Município de Itabaiana.

A abertura oficial da solenidade de premiação foi feita pelo presidente da OAB/SE, Inácio Krauss. Em seu discurso, Krauss destacou a atuação da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da OAB/SE. “A Diretoria da OAB parabeniza e agradece ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão. É uma Comissão que nos engrandece e nos enche de orgulho”, disse.

Krauss também parabenizou os participantes do Concurso e os parceiros que apoiaram a iniciativa. “Este já é o quinto ano que fazemos este concurso, premiando as crianças e adolescentes”, ressaltou.

Importância dos professores

O presidente da Ordem destacou ainda o papel significativo dos professores no Concurso. “Todos aqui têm uma gratidão imensa aos professores. Vocês têm um papel fundamental na nossa formação e de incentivar essas crianças, adolescentes e a juventude a participar desses concursos”, enfatizou.

Inácio Krauss sugeriu que no próximo ano, na data da solenidade de entrega do VI Concurso Cultural de Desenho, Pintura e Poesia, seja lançado um livro sobre todos os trabalhos premiados desde o primeiro concurso”, salientou.

A Conselheira federal e presidente da Comissão Nacional da Infância, Adolescência e Juventude da OAB, Glícia Salmeron, disse que a realização de ações como o Concurso significa efetivamente o protagonismo juvenil. “Isso é o compromisso que a OAB tem com a pauta da Infância, compromisso esse que significa nos permitir a desconstrução daquele conceito de que criança não opina, de que criança é responsabilidade dos pais, de que criança não deve ser sujeito de direitos, com direito a voz, a vez e a participação política. Participação política é isso, é ver expresso nesses trabalhos das crianças o que elas sentem, necessitam e o que querem para as suas vidas. E isso está muito claro nas falas, nas poesias, nos desenhos e nas pinturas”, salientou.

Modelo de boa prática

Glícia Salmeron saudou a todos os participantes na pessoa da adolescente Cleane Lima da Paixão, que estava presente na solenidade. “Esse é o momento de agradecer aos meninos e as meninas por estarmos aqui. O Concurso Cultural só existe porque eles e elas lhes dão vida”, pontuou.

Ela também ressaltou o êxito do Concurso e afirmou que essa boa prática foi levada como modelo para a Comissão Nacional da Infância, Adolescência e Juventude da OAB. “A Comissão Nacional lançou um edital Cultural com a participação de adolescentes a partir dos 12 anos. São duas categorias com a redação Protagonismo Juvenil e os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. As inscrições já iniciaram, mas por conta da pandemia foram prorrogadas até o próximo dia 15 de dezembro. Evidentemente que eu gostaria que no nosso Estado nós tivéssemos uma participação maior”, afirmou.

A presidente da Comissão Nacional da Infância, Adolescência e Juventude também agradeceu a OAB/SE por oportunizar um espaço para que as crianças e adolescentes possam de fato exercer a sua condição de sujeito de direitos.

Êxito

Acácia Lelis, presidente da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude, ressaltou a satisfação em realizar mais uma edição do Concurso Cultural. “Este tem sido um ano difícil, mas justamente neste momento de pandemia achamos que a gente precisava desse protagonismo juvenil e por isso resolvemos dar continuidade ao Concurso, para ouvir as crianças através das suas manifestações, das suas expressões artísticas e conhecer aquilo que elas estavam vivenciando, experimentando dentro desse isolamento social. E o Concurso foi um êxito”, ressaltou.

Acácia Lelis agradeceu não só as crianças e adolescentes pela participação como também aos professores por estimular os alunos a participarem mais uma vez. “Nosso agradecimento a todos vocês, professores, coordenadores que foram em busca dos alunos e possibilitaram que eles fizessem as inscrições”, destacou.

Ela também agradeceu a comissão de avaliação dos trabalhos composta pelos artistas plásticos Fábio Luiz dos Santos Sampaio e Valéria Cristina Bonini, e pelas poetisas Maria José Rodrigues Fonseca e Ilmara Souza, que observaram os métodos de feitura e significação das obras visuais e escritas. E também aos membros da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude que se engajaram na divulgação do edital para que tivesse um grande número de inscrições.

Gratidão

A estudante Cleane Lima da Paixão disse o quanto foi gratificante participar do Concurso Cultrural. “É muito gratificante mais uma vez estar aqui, em mais um ano. Tenho uma eterna gratidão a OAB por estar proporcionando isso a cada adolescente, a cada criança. Quando vocês abrem a porta da literatura, da escrita, da pintura, do desenho vocês estão fazendo com que várias crianças e adolescentes entrem em um mundo realista, que sabe se expressar. Muito obrigada a OAB por estar nos proporcionando isso. Quero agradecer também aos nossos professores, em especial a minha professora Rosa Maria porque sempre me incentiva a produzir”, revelou.

A professora Rosa Maria Vieira de Santana, do Colégio Estadual Eduardo Silveira, do Município de Itabaiana, disse que se sentia muito grata em participar mais uma vez do Concurso Cultural. “Essa é a minha quarta participação no Concurso, na verdade dos meus alunos, não minha diretamente, mas a gente se sente gratificada em ter esse espaço, em poder mostrar que os nossos alunos do interior, dos povoados, eles estão tendo o espaço para se expressar, a OAB está possibilitando esse momento para eles. Como vocês ouviram nas palavras da aluna, o quanto isso é importante para eles estarem aqui. Eles ficaram aguardando o momento do concurso, ansiosos para participar, para se expressarem”, afirmou.

Rosa Maria revelou ainda que neste ano atípico os professores passaram por muitas dificuldades para que o ensino chegasse da melhor forma possível. “Muito obrigada OAB e aos meus colegas professores que lutam, divulgam e fazem com que os alunos se expressem, sejam politizados, conscientes e que a gente possa ter um país bem melhor”, enfatizou.

A vice-presidente da Comissão da Infância Adolescência e Juventude, Arlene Batista Cunha, conduziu a premiação do Concurso. Ela disse que foi uma felicidade imensa participar da organização do concurso e encerrar essa edição com a notícia de que haverá uma nova modalidade no próximo ano. “Um compromisso firmado que só reforça a responsabilidade e todo o cuidado social que a OAB/SE tem com a nossa sociedade”, ressaltou.

Trabalhos Premiados

Desenho/Pintura

Faixa Etária de 06 a 10 anos

1º Lugar – Ana Alice Santos de Jesus – Escola Estadual Marinalva Alves, de Nossa Senhora do Socorro

Professora Priscila Souza de Oliveira

2º Lugar – Wellynsson Matheus Santos Feitosa Lessa – Escola Estadual Marinalva Alves, de Nossa Senhora do Socorro

Professor Dilson Gonzaga Sampaio

3º Lugar – Helayne Julia Fontes Santos – Escola Municipal Célia Franco da Costa Prado, de Areia Branca

Professora Maria Gilma Souza Rodrigues

Menções Honrosas:

1 – Anny Ellen Gonçalves Santos – Projeto Recriarte do Ministério Público Estadual

Ana Tapioca

2 – Geovanna Souza Torres – Escola Estadual 8 de Julho, de Aracaju

Professora Lívia Maria da Silva Freire

Faixa Etária de 11 a 14 anos

1º Lugar – Beatriz Moura Ribeiro – Colégio Nossa senhora da Piedade, de Lagarto

Coordenadora Fabíola dos Santos Lima

2º Lugar – Luan Carlos Santos Oliveira – Abrigo Caçula Barreto

Professora Tatiana Santos Menezes

3º Lugar – Maria Mikaeli Gonçalves Lourenço – Abrigo Caçula Barreto

Professora Tatiana Santos Menezes

Menção Honrosa:

1 – Marília Bispo dos Santos – Abrigo Caçula Barreto

Professora Tatiana Santos Menezes

2 – Kelly Cristiny da Silva Feitosa – Escola Estadual 8 de Julho, de Aracaju

Professora Roberta Brito Lima

Faixa Etária de 15 a 18 anos

1º Lugar – Kaike Júnior Silva de Jesus – Colégio Estadual Delmiro de Miranda Brito, de Canindé de São Francisco

Professora Sílvia Janaína de Oliveira

2º Lugar – Jeancarlos Santana dos Santos – Escola Municipal de Ensino Fundamental Gina Franco, de São Cristóvão

Professora Michele Pereira

3º Lugar – Paula Francielle Firmino da Silva – Centro Educacional Atlântico

Menção Honrosa:

1 – Francielle das Chagas Ferreira – Colégio Estadual Manoel Dantas, de Cedro de São João

Professora Valéria Santos Braz

2 – Nicoly Stefany Conceição Bispo – Escola Estadual Dr. Alcides Pereira, de Maruim

Professor Jamisson Alves de Carvalho

Poesia

Faixa Etária de 06 a 10 anos

1º Lugar – Jhonatas de Jesus Batista – Escola Municipal Dom José Thomaz, de Itabaiana

Professora Maria José Góis Reis

2º Lugar – José Fernandes Santana Filho – Escola Municipal Dom José Thomaz, de Itabaiana

Professora Eline Marques dos Santos

3º Lugar – Aysllan Santos de Oliveira – Escola Municipal Professora Josefa Inocência dos Santos, de Areia Branca

Professora Elisângela Rodrigues Cruz Braz

Faixa Etária de 11 a 14 anos

1º Lugar – Míriam Cristine da Silva Barbosa – Escola Municipal Dom José Thomaz, de Itabaiana

Professora Elini Marques dos Santos

2º Lugar – Miriane Loraine da Silva Barbosa – Escola Municipal Dom José Thomaz, de Itabaiana

Professora Eline Marques dos Santos

3º Lugar – Luan Correia dos Santos – Escola Municipal Dom José Thomaz, de Itabaiana

Professora Eline Marques dos Santos

Faixa Etária de 15 a 18 anos

1º Lugar – Firmino da Silva Santos – Abrigo Caçula Barreto

Professora Tatiana Santos Menezes

2º Lugar – Cleane Lima da Paixão – Colégio Estadual Eduardo Silveira, do Município de Itabaiana

Professora Rosa Maria Vieira de Santana