Última Sessão Ordinária do Conselho de 2020 homenageia 85 anos de fundação da OAB/SE

A noite de 14 de dezembro de 2020 foi de homenagens pela passagem dos 85 anos de fundação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe (OAB/SE). Uma Sessão Solene foi realizada de forma híbrida (presencial e através de videoconferência, com transmissão pelo YouTube da OAB/SE) no Palácio da Cidadania, onde funciona a sede da Seccional. O evento contou com a participação da Diretoria, de representante da OAB Nacional, de presidentes de Seccionais de outros Estados do país, de conselheiros seccionais e federais, de ex-presidentes, de inúmeras autoridades e representantes de órgãos e associações do Poder Judiciário, de advogados, funcionários e da sociedade em geral.

Os 85 anos da OAB/SE foram celebrados no dia 11 de maio de 2020, mas por causa da pandemia do novo Coronavírus a comemoração foi adiada e realizada neste mês de dezembro para homenagear a todos que contribuíram com a instituição nessas oito décadas e meia de existência. “Essa é uma comemoração por todos aqueles que construíram e fizeram a história de lutas da OAB tanto para a advocacia como também para a sociedade”, salientou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Sergipe.

Em seu discurso, Inácio Krauss destacou a importância dessa história. “Fundada em 11 de maio de 1935 – e mantida pelo braço forte daqueles poucos advogados e advogadas que a integravam à época –, a OAB/Sergipe conquistou ainda nos seus primórdios o respeito e a admiração da sociedade civil por ser uma instituição destemida e intransigente na defesa de temas do interesse público, em especial das pessoas desvalidas e esquecidas, sem, no entanto, jamais abdicar da missão precípua de zelar pela advocacia e de proteger a classe. Uma história construída por muitas mãos habilidosas, de dirigentes e de dedicados servidores da instituição”.

O crescimento do número de advogados e advogadas no Estado, a força, a independência, a valorização dos jovens e a paridade presentes na Seccional sergipana foram também abordados no discurso do presidente. “Somos atualmente cerca de 13 mil profissionais inscritos na OAB/Sergipe, com mais de 55% desse total sendo constituído pela jovem advocacia. A força da nossa instituição reside no somatório voluntário desse contingente de homens e mulheres que garantimos a perenidade desta Seccional. Cabe-nos preservar e fomentar o legado de dignidade e independência que faz da OAB/Sergipe uma entidade de vanguarda. Não ocorre à toa que a paridade de gêneros na direção desta Casa segue inédita em termos nacionais, não obstante existir entre nós desde 2016. Da mesma forma, poucas são as Seccionais da OAB onde jovens advogados e advogadas detêm cargos de comando”, enfatizou.

O presidente falou ainda do patrimônio relevante construído pela OAB/SE ao longo das suas oito décadas e meia, por meio da aplicação de recursos próprios e exclusivos da advocacia.

“A OAB/Sergipe foi desde os primórdios – e prossegue sendo – uma construção coletiva. Vem deste conjunto, por meio de recursos próprios e exclusivos da advocacia, um patrimônio de relevo que inclui duas sedes em Aracaju e mais duas no interior, em Lagarto e Itabaiana. A sede administrativa da capital, aliás, é um cartão-postal da cidade. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural em 1989 como “um dos mais significativos monumentos da arquitetura sergipana”, a edificação de 1920 passou recentemente por um novo processo de restauro, como parte das comemorações dos 85 anos de fundação da Seccional sergipana”.

Inácio também destacou as recentes intervenções realizadas na sede da instituição. “O Palácio da Cidadania, como ficou popularmente conhecido, recebeu intervenções que devolveram aos espaços internos a luminosidade de outrora e tornam mais fluida a interação dos visitantes com a história da instituição e do casarão que a abriga. Hoje a sede da OAB/Sergipe é local de estudos para acadêmicos de várias áreas e de contemplação dos turistas”, pontuou.

Ao concluir o discurso, Krauss lembrou da essência de ser advogado, advogada. “Encerro lembrando que a essência da advocacia e da própria existência da OAB é lutar, é estar sempre em constante transformação, na vanguarda das ideias, com criatividade, perseverança e coragem. O Ano-novo traz a esperança de tempos melhores. O mundo passa por mudanças que afetam a humanidade como um todo, no entanto, continuaremos advogados e advogadas sempre dispostos a defender a sociedade. O futuro será promissor, e isso só dependerá de nós”, afirmou.