Discursos proferidos na Sessão Solene dos 85 anos de fundação da OAB/SE destacam importância da atuação destemida da Seccional

Na Sessão Solene realizada nessa segunda-feira, 14, em homenagem aos 85 anos de fundação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe (OAB/SE), os discursos de três integrantes da Ordem marcaram o evento.  As explanações do ex-presidente da OAB Sergipe e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, da vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, e do secretário-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, José Alberto Simonetti  emocionaram os participantes da solenidade realizada de forma híbrida e transmitida pelo YouTube da OAB/SE.

O ex-dirigente da OAB/SE e do CFOAB, Cezar Britto, destacou o orgulho de participar da instituição. “Tenho muito orgulho de ter participado e ainda estar participando da Ordem dos Advogados do Brasil, mas tenho a consciência clara que essa história que estamos contando e festejando hoje tem um somatório de todos que passaram por esta casa”, ressaltou.

Representando em sua fala os ex-presidentes da Seccional sergipana, Cezar Britto, disse se sentir honrado em ser porta-voz de cada um deles. “Nós somos na verdade milhares e hoje milhões de vozes no mesmo sentido. Parabéns a Ordem dos Advogados de Sergipe por ensinar a cada um e cada uma a importância da pessoa humana e que sigamos assim fazendo, vivendo e dando exemplo de história. Obrigado pela oportunidade de falar em nome de todos vocês.

Contribuição

O ex-presidente também destacou a relevância do Palácio da Cidadania, casarão que abriga a atual sede da OAB/SE, e que ele ajudou a conquistar. “O casarão é um símbolo físico, mas a sua verdadeira história está na sua alma. A alma que ele abriga, a alma de cada um e de cada uma, do ontem e do hoje, exemplo de referência para o amanhã”, enfatizou.

A vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, ressaltou a contribuição dada pela Seccional sergipana ao Estado de Sergipe e ao país. “Embora Sergipe seja um Estado que podemos chamar de pequeno em sua extensão territorial, mas é gigante na sua atuação. E a OAB/SE com a sua voz em muito contribuiu e contribui para mostrar a todo o país a grandeza do nosso Estado e do nosso povo, seja em coragem seja em dignidade seja em trabalho seja em honradez. Seja enfrentando também as baionetas dos quartéis ou diante das togas nos Tribunais. A nossa Seccional nunca se eximiu de sua responsabilidade no enfrentamento das injustiças e em defesa da democracia”, pontuou.

Ana Lúcia chamou atenção ainda para a condição indispensável do advogado na administração da Justiça como está disposto na Constituição Federal. “É assumindo essa condição de elo entre o cidadão e o efetivo acesso à Justiça que a OAB/SE faz valer o disposto na nossa Constituição Federal, que estabelece ser a advocacia indispensável à administração da Justiça. Todos nós advogados e advogadas todo dia fazemos esse exercício e dizemos a nós mesmos quando saímos para trabalhar com a coragem de uma guerreira, de um guerreiro que nós somos indispensáveis a atuação e administração da Justiça”, afirmou.

Ela parabenizou a Seccional pelos 85 anos de fundação e fez menção ao futuro. “E assim parabenizando a OAB/SE pelos seus 85 anos de lutas e conquistas olhamos para o horizonte de que muito ainda haverá de ser feito e conquistado, o que só ressalta a importância da nossa instituição para toda a advocacia e para a sociedade sergipana. Aqui eu conclamo a todos, todas e todes de mãos dadas a gente alcança o infinito”, declarou.

Resgate histórico

O secretário-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, José Alberto Simonetti, que na oportunidade estava representando o presidente do CFOAB, Felipe Santa Cruz, agradeceu a Seccional pela alegria em dividir o momento solene. Simonetti destacou o fato de ter sido na sede da OAB/SE que ele teve a oportunidade de secretariar e presidir por nove horas e meia, a sessão que considerou a mais ininterrupta, mais extensa e mais importante onde foi aprovada, fazendo o resgate histórico, a implementação a partir das próximas eleições institucionais da Ordem a paridade de gênero e também as cotas raciais na casa de 30%.

Simonetti saudou a OAB/SE pela celebração dos 85 anos de fundação. “Celebramos 85 anos da OAB de Sergipe, uma comemoração que representa um agradecimento para toda a história jurídica desse Estado. Estado cuja vocação jurídica remete a um dos maiores pensadores da ciência jurídica, Tobias Barreto, árduo defensor da liberdade e do Direito”, disse.

Ele citou ainda a data da criação da OAB/SE,  11 de maio de 1935. Segundo ele, neste dia surgiu uma força, a OAB sergipana. “Instituição guardiã e defensora da Justiça social e do Estado Democrático de Direito. A história dessa Seccional confunde-se com a própria história da OAB, ambas enfrentaram arbítrios e abusos, na maioria das vezes praticado por aqueles que possuem o dever institucional e funcional de garantir uma Ordem jurídica justa para todos”, afirmou.

Destemor e força

O secretário-geral da CFOAB lembrou ainda a destemida atuação da Seccional sergipana. “A Seccional, ao longo de oito décadas e meia demonstrou sua força por meio da destemida atuação dos membros dos quadros da Ordem que tanto contribuíram para todas as conquistas do Estado de Sergipe e que tanto fortalecem nossa classe no cenário nacional. Nós, advogados e advogadas somos pilares essenciais do Estado Democrático de Direito, somos imprescindíveis para a manutenção da democracia e da justiça. Não por um acaso essa missão nos foi outorgada pela Constituição Federal, que em seu Art. 133 afirma que o advogado é indispensável à administração da justiça. Por isso é tão importante valorizar e honrar a advocacia assim como faz a Seccional de Sergipe”, salientou.

Simonetti ressaltou ainda o formato híbrido da solenidade, destacando que em tempos de ataques as instituições democráticas através de instrumentos virtuais a sessão ao ser transmitida pelos canais da rede mundial de computadores representou um marco histórico jurídico.

Ao finalizar, ele parabenizou a advocacia sergipana. “Meus parabéns a advocacia de Sergipe! E que viva essa advocacia, que viva a advocacia brasileira”.